Home » » O que é Bartolinite? Causas e tratamento da Bartolinite! - Postado por Paulo Roberto.

O que é Bartolinite? Causas e tratamento da Bartolinite!

Inflamação das glândulas de Bartolin, que se constituem em glândulas acessórias dos genitais externos femininos. A bartolinite faz parte do grupo das doenças sexualmente transmissíveis. A bartolinite pode ser causada não só por agentes causadores de DST, como gonococo e clamídia mas também por bactérias da flora intestinal, estafilococos e estreptococos (bactérias que não são sexualmente transmissíveis). Entre os sintomas estão dor, secreção vaginal e aumento da vulva próximo à entrada da vagina. A probabilidade de uma recuperação completa é bastante alta. Pode haver o desenvolvimento de um cisto do ducto de Bartholin se o fluído purulento do abcesso for "encarcerado" nos tecidos adjacentes. Outras complicações são raras. A exemplo de qualquer doença sexualmente transmissível, a bartolinite pode ser evitada pelo uso do preservativo. Os “banhos de assento” com água quente (35ºC) 4 vezes ao dia geralmente proporcionam algum alívio e podem ajudar a localizar a infecção e mesmo precipitar a drenagem espontânea. Contudo, nem sempre ocorre a resolução do problema, uma vez que o orifício de ruptura espontânea é muito pequeno e fecha rapidamente, pelo que a drenagem não é completa.

Novo! Vídeo com explicação sobre a Glândula de Bartholin (Dr. Denis Ferrari)!


RECOMENDAÇÕES NATURAIS

PLANTAS

Barbatimão: Preparar chá da casca com 30 gramas de barbatimão para 1 litro de água. Tomar 4 xícaras ao dia. É recomendável acrescentar 3 gotas de óleo de copaíba ao chá.

HORTALIÇAS

Alface: Bater talos de alface no liquidificador com um pouco de água. coar e tomar meio copo antes da deitar.
Pepino: Fazer compressas locais, utilizando as sementes do pepino amassadas com um pouco de água. Renovar a cada 30 minutos.

O tratamento é à base de antibiótico, mas se este não resultar, terá de se submeter a uma intervenção cirúrgica.
Se não ocorrer um tratamento imediato desta inflamação, a bartolinite pode evoluir para piora e comprometer ainda mais essa glândula.
As complicações da Bartolinite são a formação de cisto, de abcesso e até de tumores, apesar de raro.

Cisto

A formação do cisto de Bartholin ocorre quando há uma obstrução do canal que elimina a secreção produzida. Esta obstrução provoca acúmulo de secreções dentro da glândula e com isso leva ao aumento do seu tamanho e e a forma arredondada. Quanto mais dias de obstrução, maior será o cisto, mais dores, desconforto e modificação da estética da vulva.

Os cistos assintomáticos não requerem tratamento. Quando há sintomas importantes e nos casos recorrentes a cirurgia pode ser necessária. Como o local é muito vascularizado, pode haver sangramento de difícil controle, causando hematomas importantes. A biópsia deve ser considerada em mulheres acima de 40 anos para excluir carcinoma.

Abcesso

A formação do abcesso decorre da penetração de bactérias na glândula. Quando a mulher descuida da sua higiene íntima, as bactérias podem se desenvolver e provocar, além de infecções ginecológicas, o abcesso da glândula de Bartholin.

A mudança do PH vaginal, diabetes mellitus, vários parceiros sexuais são alguns dos fatores desencadeantes ao crescimento de bactérias na vulva. Geralmente, a mulher que não possui um cuidado mínimo de higiene íntima, incluindo o descaso até mesmo em não limpar a vulva quanto urina ou defeca, faz com que as chances de infecção bacteriana aumentem.

A infecção e a obstrução do ducto com formação de um abcesso é um quadro agudo que requer intervenção imediata. A queixa principal é a dor, muitas vezes intensa. O local apresenta-se tenso, quente e muito sensível. Pode haver uma zona vermelha ao redor da abertura do canal e saída de secreção.

Os germes frequentemente envolvidos são aqueles de transmissão sexual, como o gonococo e a clamídia, ou anaeróbios (germes comuns no intestino).

Os abcessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontâneamente ou devem ser drenados cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Aqueles que drenam espontâneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento e medicação para dor podem aliviar o desconforto. O uso de antibióticos está indicado em algumas pacientes (diabéticas, com comprometimento sistêmico ou imunossuprimidas).

Tumores

Os tumores, adenocarcinomas da glândula de Bartholin, são extremamente raros, mas são possíveis de ocorrer. Portanto, toda vez que realizar cirurgia na glândula deve ser enviado ao laboratório de anatomopatologia, principalmente acima dos 40 anos.

Cuidar da higiene íntima é importante para a boa saúde feminina e manter em dia os exames ginecológicos preventivos é fundamental. A cada seis meses a um ano, a mulher deve procurar seu médico para realizar os exames ginecológicos de rotina.

A próstata feminina ou as glândulas de Skene ou glândulas parauretrais são as glândulas mucosas cujo nome vem do médico estadunidense Alexander Skene (1838 - 1900).
As glândulas de bartholin, e as glândulas parauretrais não são as mesmas! As duas ajudam na lubrificação vaginal! Veja os detalhes na imagem abaixo:

imagem: Nicholasolan

Não perca tempo consulte o seu médico!!!!!!!!


Compartilhar nas redes sociais

58 comentários:

  1. Já faz 3 anos que eu tenho essa doença; ela vai e volta. Já fiz diversas drenagens, acho que a melhor opção é fazer uma intervenção cirúrgica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima! Tenho visto bastante comentários positivos por aí, de mulheres dizendo que a cirurgia resolveu o problema. Converse com o seu médico para fazer uma avaliação e estudar as possibilidades de uma intervenção cirúrgica!

      Estimo a sua melhora!

      Forte Abraço.

      Excluir
    2. Imagens de mulher com bartolinite

      Olá, Pessoal :) ! Achei este vídeo bem interessante, para quem quiser saber como é uma cirurgia de drenagem da glândula de Bartholin.

      O vídeo mostra o doutor fazendo a cirurgia, depois mostra o estado de recuperação da paciente, 5 dias após a cirurgia.

      Vídeo: Cirurgia na glândula de Bartholin

      Até já!

      Excluir
  2. a 4 amos temho isso des que emgravidei isso tem alguma coisa a ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima! A bartolinite não tem nada a ver com gravidez; essa doença pode ser causada por bactérias da flora intestinal ou por agentes causadores de DST.

      Excluir
  3. desde do meus 12 anos eu tenho hoje tenho27 anos sempre vai e volta o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima! Você já fez alguma cirurgia para tentar resolver o problema? Caso ainda não tenha feito, converse com o seu médico para estudar as possibilidades! Tem casos que uma cirurgia resolve!

      Abraço.

      Excluir
  4. tive infecção urinaria por bacteria e.coli..tratei e será que posso desenvolver a bartolinite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima! É uma pergunta difícil de responder com precisão... pode ser que sim, pode ser que não! A bartolinite é uma doença que aparece de surpresa (como a maioria), é causada por bactérias e por agentes causadores de DST e, também depende muito da higiene íntima da mulher e dos cuidados que são tomados nas relações!

      Mas, é mais provável que não!

      Excluir
  5. Mais e em uma pessoa virgem? Tenho 14 anos e amanhã devo fazer drenagem !...

    ResponderExcluir
  6. Com uma drenagem, isso pode para de ocorrer ?

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônima,

    A drenagem resolve o problema, mas é temporariamente; na maioria dos casos a bartolinite sempre volta. O que resolve 95% dos casos é a cirurgia! Converse com o seu médico a respeito desse problema.

    ResponderExcluir
  8. Olá anônima,

    Fazer drenagem da Glândula de Bartholin em uma pessoa virgem; infelizmente eu não sei dizer se há algum problema em fazer esse procedimento! Para obter uma resposta precisa, eu recomendo que você converse com o seu médico.

    ResponderExcluir
  9. Olá, fui diagnosticada com bartolinite, mas minha médica disse que pode ser também por uso de roupas mto apertadas ou calcinhas que não sejam de algodão. Disse também sobre as calcinhas que lavamos no banho e deixamos secar no banheiro. Gostaria de saber se isso é transmissível ao homem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima!

      Acredito que não, desde que a bartolinite não seja causada por agentes causadores de DST! Mas, é bom você voltar a conversar com a sua médica, para obter uma resposta mais precisa. Estimo a sua melhora!

      Excluir
  10. Como é a cirurgia?? Me disseram que é a retirada da glândula e que isso interfere na lubrificação da mulher. É verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima! Não, a retirada da Glândula de Bartholin não interfere na lubrificação da mulher! Há duas glândulas (uma no lado direito e outra no lado esquerdo), geralmente é retirada apenas uma das glândulas.

      Geralmente estes tipos de cirurgias (drenagem cirúrgica da glândula de bartholin) são recomendadas quando o tratamento com antibiótico e/ou anti-inflamatórios não resolvem o problema ou quando a infecção local tem alta taxa recidiva (reaparece diversas vezes)!

      Converse com sua médica e veja se o seu caso necessita realmente de uma cirurgia!

      Excluir
  11. Há dez anos atrás tive bartolinite do lado "E" e febre alta, fiz a cirurgia e agora me apareceu do lado "D", ai que medo que dá por ter que ir ao medico e mostrar nossa parte mais íntima.Aí que raiva.

    ResponderExcluir
  12. preciso urgente da sua posição! sou HIVm tive esse cisto há 15 anos e voltou agora... estou com 42 anos mioma infecção urinaria e o cisto.. o que fazer?/ já consultei 2 médicos e um acha que devbo operar outro diz que não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciene,

      O seu caso é um pouco complicado! Eu (não sou médico) recomendo que você consulte um terceiro médico de sua confiança, para saber a opinião dele. Acredito que, com mais exames e uma terceira opinião de um profissional de saúde, você terá um diagnóstico mais preciso!

      Estimo a sua melhora!

      Forte Abraço.

      Excluir
  13. olá fiz uma drenagem tem 15 dias, mais não resolveu voltou tudo de novo.não sinto dor não incomoda mais tenho que fazer drenagem de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voltou tudo de novo, é provável que você tenha que fazer outra drenagem ou talvez até uma cirurgia; consulte um médico de sua confiança para obter um diagnóstico mais preciso a respeito do seu problema!

      Estimo a sua melhora!

      Forte Abraço.

      Excluir
  14. Preciso sabe o que pode aliviar a dor paracetamol nao resolve o que posso toma ou passar no local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para aliviar a dor você pode utilizar Antibióticos, Antiinflamatórios, banho de acento. Mas, antes de começar a tomar qualquer tipo de remédio, consulte um médico; não faça automedicação!

      Leia o texto acima, que você achará mais algumas soluções!!!

      Excluir
  15. os antibioticos tambem num resolveram ja fui 2 vezes no hospital e os medicos só me dão soro e me mandam embora e receitaram cloridrato de dexflorexina (acho que é assim que escreve)faz uma semana que to assim e não aguento mais implorei por uma drenagem os medicos não fizeram nada nem pomada eles receitam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah! Realmente é um absurdo o descaso da maioria desses médicos, com a saúde pública!!! Bom, se tudo isso não adiantou nada, a solução é procurar outro hospital para fazer uma nova consulta. Se os remédios não estão resolvendo, a solução é fazer uma drenagem ou talvez, até mesmo uma cirurgia para resolver o seu caso. Não sei se há mais de 1 hospital aí na sua região, mas a solução é você procurar outros médicos em outros hospitais, para fazer uma avaliação do seu caso!

      Estimo a sua melhora!

      Forte Abraço.

      Excluir
  16. Bom dia ....
    Essa cirurgia é demorada ? quanto tempo fico no hospital ? eu ouvi dizer que atrapalha na lubrificação, eu descobri isso alguns dias, com a cirurgia corro o risco de ficar com alguma cicatriz, alguma imperfeição ??? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é feita a cirurgia para a retirada da glândula de Bartholin (bartolinectomia)?


      A cirurgia é um procedimento simples, que pode ser feito até num consultório médico. Não é necessário anestesia geral, é feito com anestesia local! A paciente fica no máximo umas 24 horas no hospital. A recuperação é fácil; mas, depende muito da reação do organismo da pessoa, cada um reage de um jeito diferente, algumas mulheres não sentem nenhuma dor após fazer a cirurgia, já outras, sentem um pouco de dor ou até muita dor!


      O médico receita alguns antibióticos, é preciso também, tomar alguns cuidados no pós-operatório, tais como: higiene local e não ter relações com o parceiro, por pelo menos 30 a até 45 dias! Geralmente não fica cicatriz ou se fica é muito pequena! Não atrapalha na lubrificação, pois é retirada apenas uma das glândulas!


      Atenção! Uma fonte de informação muito importante... trata-se do depoimento com dicas interessantes da Millena Blogueira do blog Mulherzices, que fez a cirurgia de bartolinectomia. No texto ela relata como foi a sua cirurgia e dá dicas para um pós-operatório com recuperação tranquila. Clique no link para ler o texto: O que fazer após fazer bartolinectomia?

      Excluir
  17. NESTE MOMENTO ESTOU COM BATHOLINITE.eSTOU COM MTAAAAAAA DOR.eSTOU TOMANDO ANTIFLAMATORIO,DESDE TERÇA DIA 5/3,POIS ESTAVA NO COMEÇO DA INFLAMAÇÃO.HJ DIA 9/3 ESTOU NA PIOR CRISE.
    GOSTARIA DE SABER QUANTOS DIAS(MINIMO E MAXIMO) A GENTE FICA COM ESSA INFLAMAÇÃO?
    NÃO AGUENTO MAIS A DOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lalá,

      É muito difícil ter uma resposta precisa para esta questão; há casos em que a pessoa começa a melhorar em até 3 dias após começar a tomar antibióticos. Em outros casos podem demorar mais dias (como é o seu caso, já faz 4 dias)! Depende muito do tipo de organismo de cada pessoa, pois cada um reage de um jeito aos medicamentos. Faça uma nova visita ao seu médico, talvez seja o caso de fazer uma drenagem urgente! Veja qual o diagnóstico do médico para o seu caso!

      Estimo a sua melhora!

      Forte Abraço.

      Excluir
  18. Tenho 15 anos e acho que estou com iss, estou com medo D: tem essa mesma aparencia da foto, porem menor faz uns 2 dias que eu fui ver isso

    ResponderExcluir
  19. Olá Paulo Roberto,

    Meu nome é Tatiane. Tenho crises de Bartholinite há 13 anos exatamente, com 15 vezes a recorrência da inflamação da glândula esquerda. Hoje mesmo, fazem 2 dias que inchou novamente.
    Faço acompanhamento ginecológico rigorosamente há cada 6 meses, nada consta em meus exames. Uso sabonete íntimo e lenços umedecidos em todas as vezes que vou ao banheiro. Cerca de 40 dias atrás eu estive no ginecologista e nada responde o meu questionamento de ter tantas e tantas vezes o mesmo problema! Já procurei cerca de 10 profissionais diferentes e a resposta é que eu preciso "conviver com isso" e que a cirurgia só pode ser feita caso vire um cisto ou tumor!
    Imagina que já fiz todos os tipos de drenagem possíveis: com seringas e com lâmina - estas à "sangue frio", sem nenhuma anestesia (isso em 13 vezes) e mais 2 com anestesia ráqui.
    E o problema vem e volta...
    Você conhece ou pode recomendar algum profissional, que possa me ajudar?
    Queria fazer o procedimento de "marsupialização"...
    Estou em desespero!!!
    Obrigada.
    Tatiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane,

      Você já ouviu a opinião de dez especialistas e obteve a mesma resposta?! Bom, aí fica complicado; mas não custa continuar tentando obter novos diagnósticos de diferentes especialistas, certo? Eu fiz uma pesquisa e acabei encontrando alguns especialistas em cirurgia íntima. Selecionei 5 que achei um pouco mais confiáveis, e, inclusive foram citados na mídia online. Todos têm site, basta você acessar os respectivos endereços eletrônicos para obter mais informações a respeito dos profissionais, atendimento, procedimentos, local etc!

      Bom, é isso! Estimo a sua melhora e que você consiga resolver o seu problema o mais breve possível!



      Cirurgião plástico Marcelo Wulkan CRM-SP 108.732

      http://www.drwulkan.com.br/dr-wulkan.php

      =========================
      Cirurgião plástico Eduardo Lintz, chefe de cirurgia plástica do hospital HCor, de São Paulo,

      http://cirurgia-plastica-sao-paulo.com/site/


      =========================
      Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, cirurgião plástico e especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
      Consultório - Telefax.: (11) 5904-2576 / 5571-7965 / 5571-5307
      E-mail: dr.andre@cirurgiaestetica.com.br

      Endereço:
      Rua Borges Lagoa 1065, conj. 100
      Vila Clementino, São Paulo-SP, Brasil

      http://www.cirurgiaestetica.com.br/
      =========================
      Dr Valter Hugo Chaves do Nascimento, CRM 527798-57, cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

      http://www.cirurgiaplasticanet.com/cirurgia-intima/

      =========================
      Dr . Paulo Guimarães cremce 11320 TEGO 582/95

      Médico especialista em Ginecologia e Endoscopia Ginecológica ha 29 anos

      Dedicando a tratamento de miomas, sangramentos uterinos /Miomas e Ginecologia Estética e estética intima.

      Website: www.ginecologiaestetica.med.br

      Email gynelaser@uol.com.br

      Atendendo em Fortaleza CE

      Clinica Ariel Scafuri

      R Leonardo Motta 699 – Meirelles

      Tel 85- 32426652 32246076 85 99270300
      =========================

      Excluir
    2. Oi Tatiane!
      Me chamo Daniella e só quero ser solidária a vc e dizer que passo pela mesma situação... Sofro com isso desde os meus 17 anos (hoje tenho 39)... Os médicos dizem que não podem operar com ela inflamada e depois de todo o sofrimento que passamos, com a ardencia, dores, punção, drenagem... O cisto desaparece e eles dizem que não podem operar pq não localizam o mesmo...

      Mas em 2009, teve um médico excelente do SUS que fez uma micro cirurgia no próprio consultório dele, mesmo com a Bartholinite inflamada... Por 04 anos estive livre desse incomodo... Mas infelizmente, essa semana a senti a presença dela novamente... E assim como vc, estou novamente em busca da solução..

      PS.: Confesso que é a primeira vez que vejo dizerem (não só aqui) que a Bartholinite pode ser transmitida por DST... Nunca nenhum médico me disse isso.

      Boa sorte para nós!!!

      Excluir
  20. Ola, estou com isso, fui ao medico me passarão uma injesao, e nada d melhorar, fui de novo agora estou tomando antibiótico, já to com isso tem 7 dias não aguento nem durmi doii demais chego choro, e é a primeira vez que tenho isso no comeco pensei q fosse cabelo encravado to fazendo compressa com água morna mais não ta adiantando, cada dia q passa incha mais doi mais, é uma loucura e nem veio ao furo fica so bem vermelho, nao vou negar pelo que vi to morrendo de medo, o que eu faço????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonima,

      Pois é, essa tal de bartolinite tem incomodado muitas mulheres! Bom, eu não sou médico, mas, vou lhe dar uma dica: Já que o Antibiótico não está resolvendo, experimente utilizar um Anti-Inflamatório. Tem um Anti-Inflamatório muito bom, chamado ALGY-FLANDERIL de 300mg e outro de 600mg. Esse remédio é vendido em qualquer farmácia e não necessita de receita médica; custa menos de R$ 10 reais a caixa com 20 comprimidos (pelo menos aqui onde moro no RS)! Esse remédio é contraindicado para pessoas que sofrem de úlcera péptica e/ou tem hipersensibilidade à droga... (Leia as informações completas na bula e siga as orientações descritas. No momento não disponho de uma bula aqui)! Compre um ALGY-FLANDERIL de 300mg, caso não houver melhora dos sintomas em 3 ou 4 dias, consulte um médico e veja se você pode utilizar o ALGY-FLANDERIL 600mg ou outro remédio descrito pelo mesmo.

      Espero que esse remédio resolva o seu problema! Estimo a sua melhora!

      Excluir
    2. eu estou tomando esse remédio tem tres dias, pelo q to vendo vou ter q passar por cirurgia, é uma loucura nunca pensei q isso existisse pra te falar a verdade to morrendo de medo, ta me dando febre eu so durmo o dia todo pq nao aguento tanta dor, ja me deu até íngua, to indo cais pela terceira vez se não melhora vou ter que fazer particular porque praticamente parei minha vida, pq nem andar to andando, caso eu faço essa cirurgia isso acaba de vez?? o medico disse que isso ocorreu por conta q uso muita calcinha apertada pq nem relação sexual eu ja nao tenho a bastante tempo,to com medo não vou negar morrendo de medooo ... obrigada!!!

      Excluir
    3. Olá Anonima,

      Ah, então você já está tomando esse remédio?! Bom, então talvez só uma cirurgia ou drenagem resolva. Pois é, a saúde pública neste país é uma vergonha; só pagando para se ter um atendimento digno!!! Consulte um médico e peça uma avaliação para ver se dá para fazer uma cirurgia. Na maioria dos casos a cirurgia resolve; isso depende muito do tipo de organismo de cada pessoa. Já vi alguns casos de pessoas reclamando que fizeram a cirurgia, mas, voltou de novo e tiveram que fazer outra novamente; outras reclamando que fizeram a cirurgia no lado esquerdo e apareceu posteriormente no lado direito! Se o médico considerar que o seu caso é de fazer uma cirurgia, faça sem medo e pense positivo.

      Excluir
  21. Oh meu anjooo, nao to com essa doença graças a Deus, isso so foi inflamação ja ate veio ao furo, to melhor mais forao 7 dias morrendo de dor, fui a 2 medicos e eles me dizeram q era bartholinite ai na aguentei e fui ao medico melhor dai me passou remedio e melhorei tava inchadão, nossa minha alto estima e outra agora, tava na maior depre agora ja to melhor, obrigado pela dica!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonima,

      Ufa! Ainda bem que foi só um susto; fico feliz em saber que não era bartolinite e que você está bem melhor! É sempre bom consultar mais de dois médicos, caso o primeiro e o segundo errarem o diagnóstico, o terceiro ou quarto podem dar um diagnóstico mais preciso. A prova disso foi a sua consulta, onde o terceiro médico acabou acertando.

      É uma grande satisfação poder ajudar! Estimo a sua melhora.

      Abraço.

      Excluir
  22. Olá Dr. já sofro com esse problema a alguns anos e sempre do lado direito.Gostaria de saber qual a diferença entre a marsupialização e a bartolinectomia qual das duas intervenções é a que possui menor chance de vir a sofrer novamente??
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima,

      Eu não sou médico, apenas tenho um pouquinho de conhecimento!!

      O que é Marsupialização?

      É uma pequena cirurgia, onde a glândula de bartholin é preservada; o médico faz um pequeno corte no abscesso e costura as extremidades da pele, em cada lado da incisão, para manter uma abertura permanente. Este método preserva a glândula de bartholin e evita que a doença apareça novamente naquele local.

      O que é Bartolinectomia?

      É uma cirurgia bem simples que pode ser feita até no consultório, onde o cirurgião retira a glândula de bartholin. Esse tipo de cirurgia só é feita em casos extremos, quando não há mais solução (quando a bartolinite for recidiva, mesmo após uma marsupialização, uma drenagem etc). Com este método resolve de vez o problema; dificilmente a doença reaparecerá no mesmo local!!

      O seu caso é de bartolinite recidiva; acredito que a Bartolinectomia resolva! Faz o seguinte, consulte com o melhor médico que você conhece e peça um diagnóstico do seu caso, para ver as possibilidades de você fazer uma Bartolinectomia.

      Estimo a sua melhora!

      Abraço.

      Excluir
  23. Ola Dr. Eu estou com um caroço na vagina, nos lábios grande ai ele esta a apresenta secreção e coçando e esta do tamanho de caroço de azeitona, como isso nuca tinha aparecido em mim estou com muito medo, só tem 3 mês queria saber se isso pode ser glândula Bartolinite? espero que possa me ajudar obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima,

      É (90%) provável que seja inflamação na Glândula de Bartholin; você precisa consultar um ginecologista o mais breve possível!!! Assim, você terá um diagnóstico mais preciso e receberá a receita dos medicamentos que você deve tomar.

      Vamos torcer para que não seja bartolinite!!!!

      Excluir
  24. OI Dr. queria saber uma pessoa como este problema pode ou n ter relação sexual? e o que ajudar a melhora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônima (eu não sou médico, xd),

      Não é recomendado, é bom esperar uma melhora nos sintomas. Ter relações neste período pode ser bastante desconfortável para você (pode até agravar o caso). Mas, se você não está sentindo nenhuma dor... não esqueça que o parceiro deve utilizar preservativo!!

      O que ajuda a melhorar?

      1)Drenagem - Resolve (alivia), mas pode voltar;
      2)Antiinflamatórios;
      3)Antibióticos;
      4)Cirurgia - Resolve de vez, a doença dificilmente reincidirá no mesmo local.

      Recomendo que você consulte imediatamente um ginecologista para avaliar o seu caso. Ele prescreverá a receita correta dos medicamentos que você deve tomar e o que deverá fazer.

      Não faça automedicação!!!

      Excluir
  25. boa tarde minha mulher fez a cirurgia nessa semana será que tem perigo de voltar ? e outra duvida por quanto tempo podemos passar sem fazer sexo ? obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aurélio Sousa,

      No mesmo lugar dificilmente voltará! Pode aparecer no outro lado; por exemplo, se a sua esposa retirou a glândula do lado direito, pode aparecer no lado esquerdo (Deus a ajude que isso não aconteça)! Quanto ao rotorno das atividas sexuais, seria melhor pegar essa informação com o médico que fez a cirurgia!

      Tenho lido diversos relatos de mulheres que fizeram a cirurgia, onde elas dizem que esperaram no mínimo 30 dias. Depende muito do tipo de organismo, cada pessoa responde de um jeito diferente ao processo de recuperação pós-cirúrgia. Portanto, a mulher pode estar em condições antes dos 30 dias ou até mesmo depois dos 30 dias.

      Excluir
    2. bom dia ! Doutor mi esclareça uma duvida è normal ficar sangrando muito depois da cirurgia feita ?

      Excluir
    3. Olá Aurélio Sousa,

      Devido ao local ser muito vascularizado, pode haver sangramento sim, mas não é com todas as mulheres que isso acontece! Caso esteja sangrando muito, e por muito tempo, é bom procurar ajuda médica imediatamente para fazer uma avaliação do caso!

      Excluir
  26. Vendo os comentários,parece que sou a única q foi privilégiada pois sopro duas vezes, a bartolinite aparece nos dois lados, quando eu trato do lado direito lá vem a do esquerdo,já fazia 4 anos q ela não dava as caras, e derrepente olha ela ai,vou ver se consigo fazer essa tal cirugia,muito constrangedor para mulher estou em depre,sou casada e tenho 2 filhos pequenos,to mal para caramba e com muita do!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses casos, só com uma cirurgia para resolver. É quase certeza que você vai ter que fazer a cirurgia nos dois lados!!

      Excluir
  27. Boa tarde,

    Paulo, me tira uma duvida: Faz um ano que aparece um nodulo e sinto um incomodo quando ele surge, não coça, não tem cheiro ruim e depois de 3 ou 4 dias ela diminui e some. Isso uma hora é do lado direito, depois de um mês aparece do lado esquerdo e depois de algum tempo aparece na parte superior ou inferior da vagina. È possível ser bartolinite? Pois não tenho febre e nem dor, apenas sinto um incomodo um pouco dolorido quando ele sai...

    Priscila e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila,

      Pode ser um ameaço de bartolinite ou não!! Você deve consultar imediatamente um ginecologista, para obter um diagnóstico mais preciso. Só o médico poderá lhe dizer com mais precisão do que se trata, após fazer exames. Caso seja necessário, ele já irá prescrever algum medicamento para você.

      Com saúde não se brinca! Não deixe para depois, o que pode ser feito hoje!

      Excluir
  28. ola ha 6 anos tenho esse problema e ele cresce mucha vai e volta mais nao cuidei antes por que tinha medo

    ResponderExcluir
  29. Como posso fazer essa drenagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris G,

      Você deve marcar uma consulta com um médico ginecologista, para fazer este procedimento!

      Um abraço!

      Excluir

 
© 2014 Dicas Online Grátis - Contato - Privacidade