Arquivos do Website:

Como aproveitar ao máximo o espaço grátis de 1GB que o Blogger oferece no Picasa


Se você tem um blog hospedado nos servidores do Blogger, saiba que, você tem apenas 1GB de espaço grátis no Picasa para hospedar as imagens do seu blog. Mesmo que, o seu blog possua domínio próprio, ex: http://www.seublog.com ou http://www.seublog.net,  a regra de espaço grátis disponível no Picasa para hospedar imagens, é a mesma válida para o endereço http://seublog.blogspot.com.

Não é o  nome de domínio que determina o tamanho do espaço onde os arquivos do seu blog vão ser hospedados, mas sim o servidor onde os arquivos do blog estão hospedados (Blogger-Picasa). O nome de domínio, só serve para as pessoas localizarem o seu blog na Internet. Se você quer independência total, não basta você comprar (alugar) um nome de domínio, terá que comprar (alugar) um serviço de hospedagem de site junto (com pagamento anual).

Vale lembrar também, que o espaço grátis de 1GB (1024MB) disponível para hospedagem de imagens do blogspot no Picasa, é válido para todo o seu perfil no Blogger. O que isso quer dizer? Quer dizer que, não adianta você criar 2,3,4,5 blogs no mesmo perfil do Blogger, você não vai ganhar mais espaço! O espaço para você hospedar imagens no Picasa, é dividido entre a quantidade de blogs que você possui.
Nem tudo está perdido, você pode comprar (alugar, com pagamento anual) mais espaço no Picasa para hospedar os seus arquivos de imagens. Os espaços começam com 20GB (20480MB) e vão até 16TB (16384GB). O espaço grátis de 1GB que o Blogger oferece para você hospedar as imagens no Picasa, não é muito se você fizer mau uso! Mas, se você usá-lo com disciplina e sabedoria, você poderá armazenar até 20.000 mil imagens.

imagem: mercado livre.

Mas, como isso é possível? É simples, basta você editar as suas imagens antes de colocá-las em seus artigos no blog! Veja um exemplo: Se você colocar uma imagem com 1MB nos artigos do seu blog, além de consumir uma boa parte do seu crédito grátis de espaço no Picasa, o seu blog vai ficar lentíssimo para carregar as páginas. Ao colocar uma imagem com 1MB, você vai estar deixando de colocar mais de 30 imagens com uma média de 20KB a 30KB cada. As coisas mais importantes, que determinam o espaço que uma imagem vai ocupar no servidor são: O formato do arquivo (jpg, jpeg, png, gif, bmp, tif, tiff...) e o peso (KB, MB, GB). Claro, que o tamanho em (px) pixel, e as cores também ajudam. 

O que você deve fazer é, verificar qual é o arquivo da sua imagem (jpg, jpeg, png, gif, bmp, tif, tiff...) e o peso (KB...) e verificar também o tamanho (px). Evite usar imagens no seu blog, que sejam no formato: gif, bmp, tif, tiff... Imagens nestes formatos são muito pesadas. Prefira o uso de imagens no formato: png, jpg ou jpeg, imagens nestes formatos são muito mais leves e possuem boa qualidade, mesmo depois de editadas. O formato png, na minha opinião é o melhor.

Qual é o segredo para conseguir hospedar até 20.000 mil imagens, em um espaço de apenas 1GB?

1)Procure usar somente imagens no formato png, jpg ou jpeg.
2)As suas imagens devem ter no máximo 30KB ou 40KB cada.
3)Somente em casos de extrema necessidade, use imagens acima de 40KB.
4)Evite usar imagens nos artigos do blog, com dimensões acima de 400 pixel.
5)Redimensione o tamanho das suas imagens para 400x300px. Imagens com 400x300px ficam com boa qualidade para colocar no blog. Use uma ferramenta online grátis para editar as suas imagens.
6)Se você tem um blog só de imagens, procure fazer com que, por exemplo, um lote de 100 imagens que você tenha para postar no seu blog, não ultrapasse 4,5MB. Quanto mais baixo for este valor em MB, melhor!

Outra opção grátis, a qual eu não recomendo, seria você hospedar as imagens que você usa no blog, em sites de hospedagens de imagens: Flickr, Imageshack, Photobucket... E, usar apenas o link para puxar a imagem.

Por que eu não recomendo que você hospede as imagens do seu blog, em sites que não tenham vínculo com o Blogger, igual ao Picasa?

Porque, se algum site por ventura mudar as suas regras ou der pane, você vai ter uma bela dor de cabeça para organizar e recuperar as suas imagens. Há poucos meses teve um site que hospeda imagens (o qual não vou citar o nome, pois o objetivo deste artigo não é "queimar o filme de ninguém"), que andou mudando as suas regras de hospedagens de imagens, mas depois revogou a sua decisão. Mas, só neste pequeno tempo de mudanças na suas regras, causou um estrago em blogs que tinham imagens hospedadas por lá, o meu foi um deles. Quase virei a madrugada consertando!
Não estou dizendo, que o Picasa esteja imune à dar pane ou mudar as suas regras de uso para hospedagem de imagem, mas dificilmente isso acontecerá! Se por infortúnio isso acontecer, será mais fácil  resolver resolver o problema.

Aproveitando o artigo gostaria de sugerir que, o Blogger aumentasse mais um pouquinho o crédito de espaço grátis para hospedar imagens no Picasa. Poderia passar d 1GB para 1,5GB ou 2GB, seria ótimo e faria a alegria de muitos blogueiros, inclusive a minha. Outra sugestão, seria permitir a inclusão de pequenos arquivos para download direto no Blogger. Cada perfil do Blogger, ganharia 2GB em créditos de espaço grátis para hospedar pequenos arquivos para download. Um procedimento com vínculo com o Blogger, igual aos álbuns do Picasa. Assim, não dependeríamos mais de sites externos sem vínculos com o Blogger para hospedarmos pequenos arquivos para download.

Estas são algumas dicas básicas, para você aproveitar ao máximo o espaço grátis de 1GB no Picasa. E você, tem mais algumas dicas  ai, que gostaria de compartilhar conosco aqui?