Arquivos do Website:

Como proteger as imagens online de blogs ou websites?


Há muitos truques em sites de imagens, que visam impedir a cópia de suas imagens, mas nenhum deles é suficiente para impedir alguém de copiá-las. Por mais protegida que uma imagem pareça estar, sempre há uma brecha na segurança! Portanto, não perca tempo com trechos de códigos junto do endereço da imagem, códigos entre o <head> e o <body> no código fonte do seu blog, retirar o "href http:" do endereço da imagem, usar a imagem à ser protegida como plano de fundo e colocar uma imagem transparente sobre ela. Nada disso adianta, o máximo que você consegue é impedir que copiem usando o botão direito do mause, mas não evita um printscreen, além disso o usuário pode desabilitar o script, ou pode usar algum software para capturar a imagem. Uma imagem online, jamais vai estar protegida de cópia. Imagem segura, é imagem em off-line!



imagem: DaveBleasdale

Mas, não desanime, existem alguns pequenos truques, que você poderá usar para fortalecer um pouco a "proteção das suas imagens" (isso não vai impedir que alguém copie, mas pelo menos você não precisa ficar "quebrando a cabeça" com códigos!):
1)Colocar uma assinatura na imagem, num local estratégico;
2)Colocar uma marca d'água semi-transparente bem no centro da imagem;
3)Se você vende imagens, use uma imagem de amostra (com marca d'água) bem pequena, de modo que sirva só para modelo de amostra para o seu cliente. No caso de alguém tentar copiar e ampliá-la, vai ficar com péssima qualidade.
4)Se você tira fotos para fazer álbuns de casamentos, fotografa espetáculos, etc. Use o sistema de pagamento antecipado, assim, quando você colocar as fotos no seu site para o cliente escolher, se por acaso ele resolver fazer o download das fotos, você não perderá nada, continua no lucro!
5)Se você tem imagens legais e exclusivas, evite colocá-las em seu site num formato grande, mesmo que tenham marca d'água. Imagens pequenas, e com marca d'água não poderão ser bem aproveitadas em trabalhos caso alguém copie.


Uma dica importante, para você que usa o Blogger como servidor de hospedagem do seu blog ou site:

O Blogger só disponibiliza gratuitamente (por enquanto!) 1GB (1024MB) de espaço para armazenamento de imagens por perfil. Portanto, se você colocar imagens muito pesadas nos artigos do seu blog, além da página ficar lentíssima, a quantidade de  imagens que você poderá postar no seu blog vai ser muito reduzida. Digamos que você coloque num artigo do seu blog uma imagem com 1MB, você vai estar deixando de colocar mais de 30 imagens com peso médio entre 20kb e 30 kb!

Outra vantagem: Ao reduzir as suas imagens em tamanho e peso, você vai estar inibindo uma cópia, para uma possível criação de um quadro de obra de arte, ou algum trabalho a partir da mesma. Pense nisso!

"A proteção e segurança de uma imagem online, não depende de nenhuma tecnologia de segurança; mas, sim da forma inteligente de como você a protege". (Paulo Roberto - Portal Terra Brasil 15/11/2010).

E você tem alguma outra ideia para "proteção de imagens online"?