Arquivos do Website:

Como tirar screenshots grátis da página inteira de um blog ou site


Os screenshots (captura de ecrã ou captura de tela), são muito importantes para você utilizar em artigos descritivos ou explicativos sobre blogs ou sites, onde você precisa mostrar algo interessante. Você não precisa gastar nenhum Dólar ou Euro, para tirar um bom screenshot da página de um site, basta você utilizar uma das ferramentas gratuitas abaixo:

imagem: Google imagens.

Screengrab: Complemento para Firefox, tem a capacidade de tirar excelentes screenshots da página inteira de um site, salva a imagem em PNG ou JPEG. Você deve instalar o programa e depois reiniciar o Firefox para ativar o programa, depois vai aparecer um ícone indicativo na barra de status, à direita. Quando você clicar no ícone, aparecem 2 menus principais, “Save e Copy". Escolha "Save" para salvar a imagem diretamente no seu computador. Você pode salvar o screenshot da página inteira do site (complete page/frame...), somente a parte visível (Visible portion...) ou salvar somente a parte selecionada (selection...). "Copy", você pode copiar a imagem para a área de transferência para uso posterior (esta função, não estava funcionando direito!).

Duas dicas importantes:

1)Quando você instalar o Screengrab no seu Firefox, na página de complementos, clique em "opções" e escolha um formato de arquivo para salvar a imagem do screeshot. Prefira PNG ao invés de JPEG, pois PNG é bem mais leve e de boa qualidade. Veja a demonstração na imagem abaixo:

2)Quando você tirar um screenshot da página de um site, jamais renomeie o arquivo antes de salvá-lo. Se você renomear o arquivo antes de salvá-lo, a imagem não vai aparecer. Salve primeiro o arquivo para depois renomeá-lo!

Web Shots Pro: Tira screenshots de 100x75, 267x200, 400x300 e 640x480, da primeira parcial da página de um site. Para tirar screnshots da página de um site, basta você digitar no local indicado o endereço da página do site desejado e, clicar em Get screenshots of this website. Aguarde alguns segundos, quando aparecer a imagem escolha o tamanho do seu screenshot e, clique com o botão direito do mause sobre a imagem (salvar imagem como) para salvá-la no seu computador. 

Thumbalizr: Tira screenshots de 150 | 320 | 640 | 800 | 1024 | 1280 (ou você pode personalizar a dimensão da imagem), da primeira parcial da página de um site. Para tirar screnshots da página de um site, basta você digitar no local indicado o endereço da página do site desejado e, clicar em Thumb it. Aguarde alguns segundos,  quando aparecer a imagem, escolha a dimensão do seu screenshot e, depois clique com o botão direito do mause sobre a imagem (salvar imagem como) para salvá-la no seu computador.

Você pode usar também o Browser Shots. Entre no site, digite o endereço da página desejada, escolha quais browsers usar, escolha o tamanho da tela, a qualidade da cor... Depois clique em Enviar. É muito bom o site, principalmente para você testar a compatibilidade do seu site com outros browsers. O problema é, que você tem que esperar algum tempo até aparecerem as imagens, para só depois fazer o download dos screenshots (demora um pouco!).

Eu prefiro usar o Screengrab, complemento para Firefox, além de tirar um screenshot da página inteira de um site, ainda posso escolher qual parte do site tirar o screenshot (a imagem é de boa qualidade)! E você, sabe de alguma ferramenta grátis para tirar screenshots, melhor do que estas do artigo?