Arquivos do Website:

O que fazer em caso de crime virtual


A cada dia que passa os crimes pela internet aumentam cada vez mais, já não basta o estresse diário que passamos com a criminalidade solta pelas ruas, agora também é preciso focar atenção aos "Cibercrimes".



No Brasil os principais crimes cometidos pela internet são: contra a hora (calúnia, difamação e injúria); a exibição de imagens de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes; a divulgação de textos e imagens de conteúdo racista e preconceituoso; o "Phishing", quando informações particulares ou sigilosas ( nº do CPF, nº da conta bancária e senha de acesso) são capturadas para depois serem usadas em outro delito; e fraudes envolvendo cartões de créditos. O que você deve fazer em casos de crimes pela internet?

Primeiro tire cópias de e-mails recebidos e print screens ( cópias das imagens reproduzidas na tela do seu computador, estas imagens podem ser de um site, da sua caixa de e-mails ou qualquer outra imagem).
Vá até uma delegacia de polícia registrar a ocorrência, levando com você a cópias de e-mails e ou imagens para auxiliar a elaboração do B.O. Posteriormente, munidos  de uma ordem judicial, os investigadores têm acesso ao conteúdo dos sites ou dos e-mails suspeitos. E através do processo judicial e com a concessão  de medidas liminares consegue-se remover o conteúdo desses sites até a devida apuração civil das responsabilidades e eventual pagamento das devidas indenizações.