Arquivos do Website:

19 Cientistas famosos da antiguidade que deixaram a sua marca na história


Conheça nesta pequena biografia, alguns dos cientistas mais famosos da antiguidade, que dedicaram parte de sua vida aos estudos e pesquisas, em buscas de novas descobertas. O que seria da ciência hoje em dia, sem o "pontapé inicial dessas mentes brilhantes", nos estudos e pesquisas dos elementos químicos. "Descobertas do passado, que tiveram, têm e continuarão tendo, uma grande influência nas descobertas do futuro."

Kekulé= Friedrich August Kekulé (Darmstadt, 7 de Setembro de 1829 - Bonn, 13 de Julho de 1896) foi um químico alemão, que desenvolveu as teorias da estrutura dos compostos químicos, especialmente dos orgânicos aromáticos. Criou o conceito da valência dos átomos e estabeleceu a tetravalência do átomo do carbono, podendo assim, explicar os casos de isomeria, conhecidos da época. Autor da fórmula hexagonal do benzeno.

-20 Químicos  famosos que viveram entre 1700 e 1900.



Kelvin= William Thomson, 1º barão Kelvin (Belfast, 26 de Junho de 1824 - 17 de Dezembro de 1907) foi um físico-matemático e engenheiro britânico, nascido na Irlanda. Autor da escala absoluta de temperatura e de trabalhos de grande importância sobre a termodinâmica.


Kjeldahl= Johan Gustav Kjeldahl (Copenhaga, 16 de Agosto de 1849 - Copenhaga, Seeland, 18 de Julho de 1900) foi um químico dinamarquês, introdutor do método de dosagem do nitrogênio que leva o seu nome.


Lavoisier= Antoine Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de Agosto de 1743 - Paris, 8 de maio de 1794) foi um químico francês, considerado o criador da química moderna. Sua frase mais famosa é: "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma." Notável por suas pesquisas químicas, especialmente sobre a oxigenação e combustão. Derrubou a teoria do flogístico que era puramente dogmática. Foi uma das vítimas da Revolução Francesa que o condenou à guilhotina. O pai da Química Moderna. Formulador da Lei da Conservação das Massas.


Lagmuir= Irving Langmuir (Brooklyn, 31 de Janeiro de 1881 - Woods Hole, 16 de Agosto de 1957) foi um físico-químico norte-americano conhecido por seus trabalhos em diferentes campos da química. Criador da teoria dos octetos e da absorção.


Mendeleiev= Dmitri Ivanovich Mendeleev, também grafado Mendeleiev (Tobolsk, 8 de Fevereiro de 1834 - São Petersburgo, 2 de Fevereiro de 1907), foi um químico russo, criador do sistema periódico dos elementos químicos e estimulador da formulação de uma química inorgânica científica. Criador da primeira versão da Tabela Periódica do elementos químicos.


Mitscherlich= Eilhard Mitscherlich (Neuende, Oldenburg, 7 de Janeiro de 1794 - Berlim, 28 de Agosto de 1863) foi um químico alemão, descobridor das Leis de Isomorfismo. "As substâncias de composição química semelhantes têm a mesma forma cristalina, isto é, são isomorfas."


Millikan= Robert Andrews Millikan (Morrison, 22 de Março de 1868 - San Marino, 19 de dezembro de 1953) foi um físico (estadunidense) norte-americano, um dos criadores da Teoria Eletrônica.


Newlands= John Alexander Reina Newlands (Inglaterra, 1837 - 29 de Julho de 1898) foi um químico do Reino Unido. Formulador da "Lei das Oitavas", que diz o seguinte: "Cada elemento tem uma semelhança íntima com o que ocupa o oitavo lugar, anterior ou posterior, contado a partir dele."


Ostwald= Friedrich Wilhelm Ostwald (Riga, 2 de Setembro de 1853 - Leipzig, 3 de Abril de 1932) foi um químico e filósofo alemão, nascido na Letônia. Famoso por seus numerosos trabalhos sobre físico-química, da qual pode ser considerado um dos fundadores. Estudou a catálise e é o criador do processo de obtenção do HNO3, que leva seu nome.


Proust= Joseph Louis Proust (26 de Setembro de 1754 - 5 de Julho de 1826) foi um químico francês, grande estudioso da Química Analítica Quantitativa, enunciou a lei que tem seu nome ou Lei das Proporções Definidas: " Há uma relação constante entre os pesos dos elementos que se unem para formar um composto determinado." Enunciador da Lei de Proust.


Rutherford= Ernest Rutherford (Spring Grove, Nova Zelândia, 30 de Agosto de 1871 - Cambridge, 19 de Outubro de 1937), foi um físico e químico neozelandês que se tornou conhecido como o pai da física nuclear. Famoso por suas pesquisas sobre a radioatividade, estrutura dos átomos e sobre a natureza elétrica da matéria.


Solvay= Ernest Solvay (Rebecq, 16 de Abril de 1838 - Ixelles, 26 de Maio de 1922) foi um químico indústrial belga, criador do processo de fabricação de soda, que leva seu nome.


Tyndall= John Tyndall (2 de Agosto de 1820 - 4 de Dezembro de 1893) foi um físico inglês, que realizou importante estudo sobre o diamagnetismo. Chama-se o efeito Tyndall ao fenômeno pelo qual um feixe de luz, atravessando um meio heterogêneo, por exemplo uma solução coloidal, sofre uma difração lateral, tornando-se visível como um raio luminoso. Físico que se tornou famoso pelo efeito Tyndall.


Van Der Waals= Johannes Diederik Van Der Waals (Leiden, 23 de Novembro de 1837 - Amsterdã, 8 de Março de 1923) foi um físico holandês, famoso por seus estudos sobre a teoria dos estados líquidos e gasosos. As forças de Van Der Waals, em sentido amplo, constituem as forças que atuam entre os átomos e/ou moléculas diferentes daquelas que regem as ligações químicas.


Van't Hoff= Jacobus Henricus Van't Hoff (Roterdam, 30 de Agosto de 1852 - Berlim, 1 de Março de 1911) foi um químico holandês, fundador da estequiometria, famoso por suas investigações sobre a relação entre pressão osmótica, temperatura e a concentração do soluto; e o efeito da temperatura sobre a pressão de vapor sobre um composto. Famoso pelas investigações sobre temperatura.


Thompson= Sir Joseph John Thomson (Manchester, 18 de Dezembro de 1856 - Cambridge, 30 de Agosto de 1940) foi um físico britânico que descobriu o elétron. Em 1895 esse físico inglês comprovou a existência de partículas menores do que o átomo. Essa descoberta rompia com a ideia do átomo como unidade indivisível. Thompson descobriu os elétrons e criou um modelo de átomo conhecido como "pudim de passas." Ele imaginava o átomo como uma massa com carga elétrica positiva (o pudim) onde estariam distribuídos os elétrons (uvas passas).


Bohr= Niels Henrick David Bohr (Copenhaga, 7 de Outubro de 1885 - Copenhaga, 18 de Novembro de 1962) foi um físico dinamarquês, completou o modelo atômico de Rutherford, sugerindo que os elétrons estariam distribuídos ao redor do núcleo, mas em órbitas bem determinadas, em função da quantidade de energia que possuem.


Chadwick= James Chadwick (Cheshire, 20 de Outubro de 1891 - Cambridge, 24 de Julho de 1974) foi um físico britânico, descobriu, em 1932, uma nova partícula constituinte do núcleo atômico, à qual deu nome de nêutron. O nêutron, como o nome sugere, não tem carga elétrica.



Pesquisa: Livros de química e Wikipédia.
Imagens: Wikipédia.