Arquivos do Website:

20 Químicos famosos que viveram entre 1700 e 1900


Conheça alguns cientistas famosos, que viveram entre 1700 e 1900. Estes cientistas deixaram um grande legado para a humanidade; o seu conhecimento. Dentre os cientistas famosos da antiguidade, podemos citar:


Arrhenius= Svante August Arrhenius (19 de fevereiro de 1859 - Estocolmo, 2 de outubro de 1927) foi um físico-químico sueco que estabeleceu a importante teoria da dissociação eletrolítica, cuja ideia geral qualitativa pode ser expressa: "Todos os ácidos, bases e sais decompõem-se espontâneamente em água ou outro solvente".
Recebeu o Nobel de Química de 1903, "em reconhecimento dos serviços extraordinários concedidos ao avanço da Química pela sua teoria electrolítica da dissociação".



Avogadro= Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, conde de Quaregna e Cerreto (Turim, 9 de Agosto de 1776 -Turim, 9 de Julho de 1856), foi um advogado e físico italiano, um dos primeiros cientistas a distinguir átomos e moléculas. Princípio: "Volumes iguais de gases, nas mesmas condições de pressão e temperatura, têm o mesmo número de moléculas". Número: "O número de moléculas realmente contidas no volume molecular de um gás e de 6,02252 x 10²³." Estabeleceu o princípio de Avogadro.


Becquerel= Antoine Henri Becquerel (Paris, 15 de Dezembro de 1852 - Le Croisic, 25 de Agosto de 1908) foi um físico francês. Descobridor da radioatividade, após observar que o urânio emite, em temperatura ordinária, radiações que se assemelham, sob muitos aspectos, aos raios Roentgen.


Berthollet= Claude Louis Berthollet ( Talloires, perto de Annecy, então província do Reino de Sardenha, 9 de dezembro de 1748 – Arcueil, 6 de novembro de 1822) foi um químico francês, cujos estudos sobre a influência das massas relativas das substâncias atuantes nas reações químicas influenciaram em muito o atual desenvolvimento da teoria da afinidade química. Iniciador da teoria da afinidade química.


Berthelot= Marcelin Pierre Eugène Berthelot (Paris, 25 de outubro de 1827 - Paris, 18 de março de 1907) foi um professor, químico e político francês, que estabelceu o seguinte princípio: "Os fenômenos químicos não são governados por leis especiais, porém são explicados por leis gerais da mecânica que regem o universo." Famoso pelo princípio de Berthelot.


Berzelius= Jöns Jacob Berzelius (Väfversunda, Östergötland, 20 de Agosto de 1779 - Estocolmo, 7 de Agosto de 1848), foi um químico sueco, criador da atual notação química e de muitos termos e conceitos.


Boyle= Robert Boyle (Lismore, 25 de janeiro de 1627 - Londres, 31 de dezembro de 1691) foi um filósofo natural irlandês que se destacou pelos seus trabalhos no âmbito da física e da química. Estudou a pressão atmosférica, estabeleceu a diferença entre mistura e combinação e fez observações entre o vácuo. Enunciou a lei da compressibilidade dos gases, também determinada por Mariotte, que se resume no seguinte: "À temperatura constante o volume de um gás, contido em um recipiente fechado, é inversamente proporcional à pressão." Enunciador da lei de Boyle-Mariotte, que foi seu colega.


Büchner= Eduard Büchner (Munique, 20 de maio de 1860 - Focşani, 12 de agosto de 1917) foi um químico alemão, descobridor da zimase, famoso pelos seus trabalhos sobre fermentação alcoólica. Idealizador de um funil que tem seu nome, especial para filtrações a vácuo. Recebeu o Nobel de Química em 1907.


Bunsen= Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen (Göttingen, 31 de março de 1811 - Heidelberg, 16 de agosto de 1899) foi um físico e químico alemão que se dedicou ao estudo da eletrecidade aplicada às decomposições químicas. Construiu um fotômetro que leva seu nome e idealizou os chamados bicos de Bunsen ou queimadores, largamente usados nos laboratórios. Idealizador dos bicos de Bunsen.


Cavendish= Henry Cavendish (Nice, 10 de Outubro de 1731 - Londres, 24 de Fevereiro de 1810) foi um físico e químico britânico. Um dos mais famosos cientistas ingleses. Descobridor do hidrogênio, determinou a composição da água, do ar atmosférico e o peso do globo terrestre.


Cannizzaro= Stanislao Cannizzaro (Palermo, 13 de Julho de 1826 - Roma, 10 de Maio de 1910) foi um químico italiano, que estabeleceu as diferenças existentes entre átomos e moléculas e, baseado na hipótese de Avogadro, determinou pesos atômicos e moleculares.


Charles= Jacques Alexandre César Charles (Beaugency, 12 de Novembro de 1746 - Paris, 7 de Abril de 1823) foi um físico, inventor e químico francês. Foi o primeiro a fazer voar um balão a gás, em 1783. Enunciou a lei que trata da relação entre volume e temperatura de um gás: "À pressão constante, o volume de uma dada massa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta."


Crookes= Sir William Crookes (Londres, 17 de junho de 1832 - Londres, 4 de abril de 1919) foi um químico e físico inglês, notável por seus estudos sobre espectroscopia, raios catódicos e radioatividade.


Dalton= John Dalton (Eaglesfield, 6 de Setembro de 1766 - Manchester, 27 de Julho de 1844) foi um químico, meteorologista e físico inglês, famoso por fazer ressurgir a ideia do átomo, já preconizada pelos antigos gregos. Formulou sua hipótese atômica, um dos alicerce da moderna teoria atômica. Formulou também a Terceira Lei Ponderal das transformações químicas, a Lei das Proporções Múltiplas: "Os pesos de um elemento que se unem a uma mesma quantidade de outro, para formar compostos químicos distintos, variam segundo uma relação muito simples." Criador da Terceira Lei Ponderal das transformações químicas.


Davy= Sir Humphry Davy (Penzance, Cornualha, 17 de Dezembro de 1778 - Genebra, 29 de Maio de 1829), foi um químico inglês, descobridor da eletrólise e das propriedades anestésicas do N2O (gás hilariante).


Döbereiner= Johann Wolfgang Döbereiner (13 de Dezemro de 1780 - 24 de Março de 1849) foi um químico alemão, um dos precursores da Classificação Periódica dos Elementos, que estabeleceu as tríades, nas quais os elementos agrupados em conjunto de três apresentavam pesos atômicos próximos ou apresentavam diferença constante.


Faraday= Michael Faraday (Newington, Surrey, 22 de setembro de 1791 - Hampton Court, 25 de agosto de 1867) foi um físico e químico inglês, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. Descobridor do benzeno, seus derivados e numerosos outros compostos orgânicos. Fez um estudo sistemático da liquefação dos gases e deu uma grande contribuição à eletroquímica. Estabeleceu a 1ª e a 2ª Leis da Eletrólise, que dizem: " A energia química de uma corrente de eletrecidade está em proporção direta à quantidade absoluta da eletrecidade que passa." E: "Os equivalentes eletroquímicos coincidem e são os mesmos que os equivalentes químicos comuns."


Gay-Lussac= Louis Joseph Gay-Lussac ou Joseph Louis Gay-Lussac (Saint-Léonard-de-Noblat, 6 de Dezembro de 1778 - Paris, 10 de Maio de 1850) foi um físico e químico francês, formulador das leis volumétricas dos gases.


Gibbs= Josiah Willard Gibbs (11 de Fevereiro de 1839 - 28 de Abril de 1903) foi um físico norte-americano, enunciador de princípios que representam o fundamento da moderna físico-química.


Joule= James Prescott Joule (Salford, 24 de dezembro de 1818 - Sale, Inglaterra, 11 de outubro de 1889) foi um físico britânico, descobridor do equivalente mecânico do calor.



Pesquisa: Livros de química e Wikipédia.
Imagens: Wikipédia.