Arquivos do Website:

Como comprar e configurar um domínio no Uol Host para usar no Blogger?


Comprar e configurar um domínio no Uol Host, é muito fácil; sem falar que, o serviço de suporte técnico é bem eficiente. Quando preciso resolver algum problema, entro em contato com o suporte técnico e o problema é resolvido na hora; uso o serviço e recomendo, além de ser bom, possui excelentes preços! Para comprar um domínio, visite a página de domínios do Uol Host, coloque o nome do domínio no local indicado (conforme mostra na imagem abaixo), marque as opções de domínios desejados (ex: .com, .com.br, .net...); clique em Procurar, aguarde alguns segundos, logo em seguida o sistema mostrará o resultado dos domínios (Disponível e Indisponível) Nem sempre o nome de domínio escolhido estará disponivel, ex: www.portalterrabrasil.com, www.portalterrabrasil.com.br, são alguns exemplos de domínios que já não estão mais disponíveis). Escolha um dos domínios disponíveis, que mais lhe agradou, e clique em Adicionar; depois, clique em Registrar Domínios Selecionados.



Você será direcionado(a) para uma página que mostra os domínios selecionados, clique em Avançar para o Cadastro. Escolha uma das opções: se você já é cliente do Uol, entre com o seu e-mail e senha, caso ainda não seja, escolha a segunda opção; poderá registrar-se como Pessoa Física (usando CPF) ou como Pessoa Jurídica (usando CNPJ). Preencha todos os dados da opção escolhida. Uma vez feito o cadastro, você receberá uma confirmação por e-mail.

Depois que você receber do Uol a confirmação do registro do seu domínio, acesse o painel do Blogger para pegar os códigos e criar as CNAMEs no painel do Uol. O Blogger criou esse procedimento de códigos, devido a muitas reclamações; muitos espertinhos redirecionavam um endereço url para os seus "Blogspots.com", sem nem mesmo ter comprado o domínio! Daí quando você comprava o domínio, não era possível utilizá-lo, acabava dando erro, e exibindo um aviso: "Esse nome de domínio já está sendo utilizado"! A única solução era reclamar para a equipe do Blogger. Agora com esse novo sistema, o Blogger gera 2 códigos secretos para você adicionar no painel de controle de administração do seu domínio (Funciona como uma senha). Siga os passos abaixo:

A)Acesse o painel de controle do Blogger;
B)Clique em configurações;
C)Escolha a opção "Publicação";
D)Em Publicação, clique no link  + Adicionar um domínio personalizado => Alternar para configurações avançadas => Digite o endereço url do seu novo domínio e clique em Salvar. Vai aparecer "erro 12", dizendo que não foi possível configurar o domínio. Logo abaixo tem os códigos secretos que você deve copiar num editor de texto, para depois criar as CNAMEs no painel de administração do seu domínio. Veja um exemplo de códigos na imagem mais abaixo:


Agora, acesse o site do Uol para configurar o domínio personalizado para usar no Blogger:

A)Acesse o painel de controle do Uol Host e clique na opção Domínio;
B)Selecione o domínio que você deseja direcionar para o Blogger;
C)No menu Mais Ações, selecione a opção gerenciar DNS;
D)Na opção "Tipo:", selecione a opção CNAME; na opção "Entrada:" coloque www;
E)Na opção "Valor", coloque o endereço do servidor: ghs.google.com;
F)Clique no botão criar.

Para o seu domínio funcionar corretamente é preciso criar uma nova entrada CNAME.

A)Na opção "Tipo", coloque: CNAME;
B)Na opção "Entrada", coloque o pequeno código fornecido pelo Blogger (encontra-se abaixo do "www". Veja o exemplo na imagem abaixo);
C)Na opção "Valor", coloque o código maior fornecido pelo Blogger (encontra-se abaixo do ghs.google.com. Veja o exemplo na imagem abaixo) ;
D)Clique em Criar.

Veja na imagem abaixo, um exemplo de código fornecido pelo Blogger. Atenção! Não copie o código da 2ª configuração que aparece nessa imagem aqui, pois o código que o Blogger vai lhe fornecer será diferente desse. Apenas o código da 1ª configuração é igual para todos!


Retorne ao Blogger para adicionar o novo domínio personalizado, siga as orientações abaixo:

A)Acesse o painel de controle do Blogger;
B)Clique em configurações;
C)Escolha a opção "Publicação";
D)Em Publicação, clique no link  + Adicionar um domínio personalizado => Alternar para configurações avançadas => Digite o endereço url do seu novo domínio e clique em Salvar.

Pronto! O seu blog, já possui um novo endereço na web; todos os internautas que acessarem o endereço antigo do seu blog, serão automaticamente redirecionados para o seu novo endereço! Quanto ao endereço de feed, se você usa o feed do Blogger, ele será redirecionado automaticamente; caso você use o FeedBurner, acesse o painel de controle do FeedBurner, e troque o endereço antigo do seu blog pelo novo endereço. Veja um exemplo:

Endereço antigo: http://freedicas.blogspot.com/feeds/posts/default
Endereço novo: http://www.portalterrabrasil.com/feeds/posts/default

Com este procedimento, você não perderá os visitantes do seu blog. Quanto aos artigos do blog, depois de  24 horas com o blog no ar, os artigos começarão a ser indexados aos poucos nos motores de busca, como Google, Yahoo, Bing... Não esqueça de fazer uma boa divulgação gratuita do seu blog! Se você tinha bastante visitantes, você vai sentir uma queda no número de acessos no seu blog durante os 2 primeiros meses; mas, não se preocupe isso é normal, devido os motores de busca estarem re-indexando todos os artigos do seu blog.