Arquivos do Website:

Como melhorar a segurança pessoal nas redes sociais e páginas da internet?


A tecnologia teve um grande avanço, mas nada está seguro na internet! Foi-se o tempo que os internautas podiam exibir imagens e informações pessoais, com um pouco mais de tranquilidade na rede! Mesmo com este perigo todo, ainda há pessoas que se descuidam, e se expõem completamente na web, tornando-se presas fáceis dos bandidos que estão na espreita esperando um descuido de algum(a) inocente distraído(a) para poder agir!



Não adianta você possuir um bom antivírus e um bom firewall instalados aí no seu computador; também não adianta você morar numa "casa segura", com câmeras, alarmes, cerca elétrica... Basta você expor na internet algumas informações pessoais suas e da sua família, além de imagens, que você já vai estar correndo um grande risco de se meter numa grande fria! As suas informações pessoais e imagens, que você posta por aí na internet, são um banquete para os(as) vigaristas de plantão; alguém mal-intencionado(a), poderá fazer uma grande chantagem com você e/ou com alguém da sua família, usando as suas informações pessoais e/ou imagens. Atualmente, os maiores erros são cometidos por usuários do Facebook!

Mas, com um pouco de precaução é possível você participar de blogs, redes sociais e sites, sem correr tanto risco. Não há necessidade de você excluir o seu perfil nas redes sociais ou em qualquer outra página na internet; tudo que você precisa fazer, é uma revisão geral nas suas informações pessoais e nas imagens que você postou na internet. Veja a seguir algumas dicas básicas para amenizar os riscos de uma chantagem contra você:

1) Evite colocar o seu nome completo em redes sociais ou em qualquer outra página da internet, procure usar nomes fictícios ou somente o seu primeiro nome (nome completo e informações pessoais, somente em "sites seguros", por exemplo o programa de afiliados Adsense, site de bancos, sites de lojas confiáveis entre outros). Em sites de redes sociais ou de bate-papo como o Orkut, Facebook, Yahoo, Msn, Uol entre outros, use somente o primeiro nome ou um nome fictício mesmo!
2) Evite expor as suas informações pessoais completas, além do seu nome, o seu endereço por exemplo, algum número de telefone, endereços de e-mails, números de documentos CPF,RG etc.
3) Evite passar informações pessoais suas e/ou da sua família, para pessoas que você não conhece pessoalmente, seja lá quais forem!
4) Não passe informações da sua rotina diária e nem da sua família, para pessoas que você não conhece pessoalmente.
5) Não exponha na internet, fotos com boa resolução, que possam ser manipuladas, alguém poderá fazer uma "montagem perfeita" para tentar chantagear você ou alguém da sua família, seja com o pedido de dinheiro ou de algum favor! Cuidado com fotos de corpo inteiro, se você está de roupa, poderá ficar só de calcinha, biquíni ou até mesmo sem nada; há muitas ferramentas de manipulação que podem fazer "mágicas com as suas fotos"!
6) Cuidado com os vídeos que você expõe na internet, eles também podem ser manipulados.
7) Não exponha na internet, fotos da sua residência, empresa, ou até mesmo certos tipos de fotos pessoais, isto é um ótimo material de estudo para os bandidos estudarem o seu status social, para depois praticarem contra você ou sua família, um sequestro, um assalto, um roubo, uma chantagem etc.
8) Use somente senhas sólidas, em redes sociais ou em qualquer outra página da internet; as senhas devem conter no mínimo 10 dígitos;
9) As senhas devem conter no mínimo 10 dígitos, alternando entre letras maiúsculas e minúsculas, misture também, alguns números e caracteres especiais (ex: #$&*%>^?§). Um exemplo de senha forte: Gx6$çQ#9BpM4s*O (não copie para usá-la, é apenas um exemplo!).
10) Troque a sua senha, no mínimo de 6 em 6 meses.
11) Jamais recicle partes de uma senha antiga, exemplo, se a sua senha era: Gr%5J*dR, não use nenhuma parte da senha antiga na sua nova senha, exemplo fK5JRb38.

Estas são apenas algumas dicas básicas de segurança online, para você se precaver; lembre-se que, "o seguro morreu de velho". Os(as) vigaristas online, (não só os online, mas os off-line, também) estão sempre a espreitar um deslize que você possa cometer, para poder tirar proveito disso! Não baixe a guarda, esteja sempre um passo à frente dos(as) vigaristas!