Arquivos do Website:

Como criar uma conta grátis de feed no Google FeedBurner?


O FeedBurner é o melhor serviço gratuito de gerência e redirecionamento de feeds, que existe atualmente na web. Hoje em dia, é muito difícil encontrar uma página web que não utilize este serviço; você encontra desde blogs pessoais à até páginas profissionais de grande influência! O FeedBurner é um dos serviços gratuitos da Google; portanto, todo e qualquer usuário que possuir uma conta Google, poderá facilmente criar um endereço de feed para redirecionar a sua página web! Leia com atenção as instruções abaixo, para criar a sua conta com apenas alguns cliques!


Saiba como criar um endereço url de feed grátis para redirecionar o feed do blog usando o Google FeedBurner!

1)Faça login na sua conta Google, de preferência a mesma conta que você utiliza para fazer login no seu blog;
2)Acesse o site do FeedBurner;
3)Abrirá uma página de boa vindas; logo abaixo terá um campo para você colocar o endereço de feed do seu blog. Ver imagem abaixo:


No caso dos blogs hospedados na plataforma Blogger, o endereço de feed deverá ser assim: http://ENDEREÇODOSEUBLOG.blogspot.com/feeds/posts/default  ou caso você esteja utilizando um domínio personalizado, será assim: http://www.ENDEREÇODOSEUBLOG.com/feeds/posts/default  ou http://www.ENDEREÇODOSEUBLOG.com.br/feeds/posts/default etc. Este é o tipo de endereço de feed que você deverá colocar no campo da página do FeedBurner; depois clique em Next;
4)Abrirá uma nova página, preste muita atenção; pois, está página é onde você define o título e o endereço url do seu feed. Em "Feed Title:", coloque o nome do seu blog (ex: Portal Terra Brasil) e em "Feed Address:", coloque o nome do seu blog, sem usar espaço (ex: portalterrabrasil); depois clique em novamente em Next. Ver imagem abaixo:


5)Após clicar em Next, abrirá uma nova página com o endereço do seu feed, que será parecido com este: http://feeds.feedburner.com/NOMEDOSEUBLOG. Copie o link e salve no Bloco de notas ou em qualquer editor de texto do seu computador. Clique novamente em Next.
6)Continue clicando em Next, até encontrar o painel de controle do FeedBurner. Ver imagem abaixo:


7)É neste painel, que você poderá fazer todas as personalizações do seu feed!
8)Localize no painel o link Optimize e clique nele; em BrowserFriendly, você poderá escolher um idioma para a página do seu feed e, logo mais abaixo na mesma página, você poderá ainda ativar a caixinha Enabled e escrever uma mensagem na caixa de texto, que aparecerá na sua página de feed! Depois clique em Save. Veja o exemplo da página do feed aqui do blog!

Para ativar outros serviços, basta você localizar no painel do Feed Burner a opção "Publicize". Em publicize você poderá ativar alguns serviços interessantes, como:

A)O Headline Animator - É uma banner animado, que fica exibindo alguns links dos artigos do seu blog (faça a personalização, e depois clique em Activate; copie o código gerado e cole num elemento de página do seu blog);
B)O BuzzBoost - Tem capacidade de exibir diversos links dos artigos do seu blog, em formato de lista vertical (é só você fazer a personalização, e depois clicar em Activate; copie o código gerado e cole num elemento de página do seu blog);
C)O E-mail Subscriptions - Contém um gadget que você pode usar no seu blog, para as pessoas inscreverem-se para receber notificações de novos artigos diretas na caixa de e-mail. Para utilizar o serviço, clique em Activate, personalize o gadget, depois clique em Save. Escolha um dos códigos para copiar e colar num elemento de página do seu blog; o primeiro código é um gadget com formulário de e-mail e o segundo, é apenas um link para você adicionar numa imagem ou direto na página do seu blog!
D)O FeedCount - É um botão que exibe a quantidade de assinantes do feed do seu blog e, que, ainda serve de link para direcionar as pessoas para a página de assinatura do feed do seu blog! Para utilizá-lo, personalize o botão e clique em Activate; copie o código e cole num elemento de página do seu blog.

Eu citei apenas algumas das funções mais úteis do FeedBurner. Se eu fosse descrever tudo aqui neste artigo, daria uma página enorme e, isso poderia confundir você!!

Agora vamos ativar e redirecionar o feed no seu blog!

1)Faça login no painel de controle do Blogger;
2)Escolha a opção Configurações;
3)Em Configurações, escolha a opção Site Feed;
4)Em Permitir feeds do blog deixe na opção "Completa";
5)Logo abaixo em URL de redirecionamento de feed, cole no campo a url do feed do seu blog (ex: http://feeds.feedburner.com/ENDEREÇODOSEUBLOG) e clique em Salvar Configurações.
6)Pronto o feed do seu blog está ativado e redirecionado; agora e só divulgá-lo para o mundo e esperar que alguém assine.

Bom, isso é tudo! Depois é só você retornar no painel de controle do FeedBurner, para fazer alguma personalização e/ou conferir as estatísticas. Se você quiser, poderá colocar uma assinatura no feed dos artigos do seu blog (dicas para blogs hospedados na plataforma Blogger)!