Arquivos do Website:

Como instalar o sistema de comentários Disqus num blog do Blogger?


O formulário grátis de comentários da Disqus vem sendo utilizado por diversos sites e blogs; não só em páginas pessoais, como também em páginas de sites profissionais. O Site da Fox News é um exemplo de site profissional que utiliza o Disqus como formulário de comentários! A instalação deste formulário é bem simples, com apenas alguns cliques você já instala no seu blog. Além disso, você pode fazer algumas personalizações interessantes para adaptá-lo às necessidades do seu blog.


Antes de visitar o site da Disqus, você deve fazer algumas personalizações no sistema de comentários do seu blog!

A)Faça login no painel de controle do Blogger;
B)Escolha a opção Configurações;
C)Em Configurações, escolha a opção comentários;
D)Em comentários na opção "Quem pode comentar?", escolha a opção qualquer um - inclui usuários anônimos;
E)Logo abaixo em "Posição do formulário de comentários", escolha a opção Postagem abaixo incorporada;
F)Agora clique em Salvar Configurações.


Ok, agora que o seu blog já está preparado para receber o formulário de comentários da Disqus, vamos visitar o site!

Para usar o formulário, você precisa criar um cadastro gratuito no site, com senha, e-mail etc. O site é em inglês, mas não é difícil preencher os dados, é tudo muito intuitivo! Veja as instruções abaixo: 1)Entre no site da Disqus e clique em Signup;
2)Você será encaminhado(a) para uma página (Register Site) onde você deverá informar alguns dados:

Site URL = Informe o endereço url do seu blog (ex: www.seublog.com).
Site Name = Informe o nome do seu blog (ex: Seu Blog).
Site Shortname = Informe o nome do seu blog, mas, escrito em letras minúsculas e sem espaço (ex: seublog); este será o endereço do seu blog para identificação no site da Disqus. O endereço de identificação do seu blog vai ficar assim: seublog.disqus.com.
Username = Crie um nome de usuário para a sua conta.
Password = Crie uma senha.
Email address = Informe um endereço de e-mail válido.
Clique em Continue.

3)Agora em Settings faça algumas personalizações importantes; mas, não se preocupe, depois de instalar o formulário no seu blog, é possível voltar na página "Settings" e fazer novas personalizações!

As personalizações mais importantes que você deve fazer nesta página são:

1)Escolher o idioma;
2)Marcar a opção "Display login buttons with comment box"; nesta área você escolhe as opções de login para os visitantes comentarem no seu blog. Marque as opções de login; Facebook, Google, Yahoo, Twitter, OpenID.
Depois clique em Continue.

Após clicar em Continue, você será encaminhado(a) para a página de instalação do formulário, onde contém banners de várias plataformas de blogs (WordPress, Blogger, Joomla, Drupal etc); não clique ainda em nenhum dos banners! Localize o link Settings no topo da página e clique novamente nele.

Agora a página "Settings" tem mais opções para você personalizar!

Em "Who Can Comment?" (Quem pode comentar?), escolha a opção "Anyone" se você quiser que qualquer pessoa comente no seu blog (isso inclui pessoas anônimas); escolhendo a opção "Registered Only", somente pessoas registradas poderão comentar no seu blog. Logo abaixo em "Basic Settings" você poderá colocar a descrição do seu blog (Description) e acertar o fuso-horário (Time zone). Para salvar as configurações, clique em "Save Changes".

Depois de salvar as configurações, localize o link "Install" no canto superior direito da página e clique nele. Vai abrir a página com banners de diversas plataformas de blogs; clique no banner do Blogger.

1)Após clicar no banner do Blogger, abrirá outra página; clique no botão Add site "Nome do seu blog" to Blogger.
2)Você será encaminhado(a) para a página do Blogger (Adicionar elemento de página);
3)Caso você tenha mais de um blog, verifique se você está instalando a widget no blog desejado e, clique em "Adicionar Widget";
4)Pronto, o formulário de comentários da Disqus está instalado no seu blog!

Para acompanhar as estatísticas do seu blog, basta fazer login no seu perfil no site da Disqus. É possível ainda, você importar todos os comentários que foram publicados no seu blog antes de você instalar o formulário de comentários da Disqus!

Faça login no site da Disqus e, no painel "Admin", clique em "Tools"; escolha a opção "Import / Export".
Depois, escolha a opção Blogger; escolha a opção "Import existing comments" e clique em Import. Agora é só aguardar que em algumas horas a ferramenta fará a importação de todos os comentários antigos, existentes no seu blog; logo depois eles aparecerão no seu blog novamente, mas no "estilo Disqus"!

E as personalizações não param por aqui, você pode ativar mais opções no formulário de comentários do seu blog, basta acessar a opção "Settings". Em Settings, dê uma olha na opção "Moderation"; nesta opção você pode configurar os comentários do seu blog do jeito que desejar. É possível moderar os comentários, para que eles apareçam no seu blog somente após a sua aprovação. Em "Appearance", tem 2 modelos de formulários e ainda várias outras opções para você personalizar, uma delas é a tão sonhada paginação dos comentários no Blogger; com esta ferramenta você pode fazer isso!

Há muitas opções para você personalizar! Recomendo que você vá descobrindo e testando tudo conforme as necessidades do seu blog. Se você é uma pessoa muito exigente e, está disposta a gastar alguns dólares, faça um upgrade para a versão premium, que pode ser desativada a qualquer momento. Há uma versão de teste gratuito de 10 dias e outra de 30 dias!

Como desinstalar o Disqus do blog?

Desinstalar o formulário de comentários da Disqus do seu blog é muito simples. Com apenas alguns cliques você faz o serviço! Faça login no painel de controle do Blogger, escolha a opção Design, localize a gadget da Disqus e delete. Pronto, o formulário de comentário foi deletado do seu blog, sem prejuízos!

Caso a caixa de comentários do Blogger teimar em aparecer na página do seu blog junto com a Disqus, experimente a seguinte opção: Faça login no painel de controle do Blogger, escolha a opção Configurações, Comentários e marque a opção "Ocultar".

Experimente também o sistema de comentários do IntenseDebate é tão bom quanto o sistema de comentários da Disqus; porém, com com algumas diferenças!