Arquivos do Website:

Como criar páginas estáticas no Blogger?


Hoje vou compartilhar com você algumas dicas para adicionar páginas estáticas em blogs do Blogger. Até pouco tempo atrás, só era possível adicionar até 10 páginas estáticas em blogs do Blogger; agora melhorou muito a situação, você já pode adicionar uma quantidade infinita de páginas ao seu blog. A vantagem das páginas estáticas é que você pode usá-las num gadget (editável) como menu de links e excluir do seu blog a hora que quiser. Bom, chegou a hora; arregace as mangas e vamos começar a criar páginas no seu blog!



1)Vá até o novo painel de controle do Blogger e escolha a opção Páginas que está oculta no menu expansível ao lado esquerdo do link Visualizar blog (clique na seta que aponta para baixo);
2)Ao clicar em Páginas, abrirá uma página com as opções de personalização de páginas no Blogger. Na opção mostrar páginas como, você pode escolher mostrar os links das páginas no menu da parte superior (Guias na parte superior) ou links na lateral do blog (Links laterais) ou escolher a opção não mostrar e criar o seu próprio menu de links manualmente (recomendado somente para usuários avançados).


Obs: Caso o seu template não seja compátivel com o menu de links das páginas (geralmente todos os templates nativos do Blogger são compatíveis), o menu não aparecerá na parte superior do seu blog, mesmo que você escolha a opção Guias na parte superior, os links aparecerão na lateral do seu blog (como foi o caso aqui neste blog num teste realizado)! Ok, agora que você já escolheu em qual posição os links das páginas irão aparecer no seu blog, vamos escolher o tipo de página a ser criada. 3)Agora clique na opção Nova página; terá duas opções: Página em branco (Adicione texto e mídia) e Endereço da web (Envie leitores para outro endereço da web).


a)Na opção Página em branco você pode criar páginas como se fosse uma postagem comum do seu blog.  Ao escolher a opção Página em branco você irá direto para a página do editor de texto (o mesmo que você usa para criar as postagens do seu blog), onde poderá colocar um título na página, permitir ou não comentários na página (para personalizar a opção de comentários na sua página, clique no ícone de engrenagem que se encontra à direita do editor de texto). Deixe a página do jeito que você quiser, adicione vídeo, texto, imagens etc.

Atenção! O título da página aparecerá como título do link no menu de páginas do seu blog, mas não se preocupe com o tamanho do título, procure descrever a página de maneira correta, publique a página e depois edite-a. Vamos usar como exemplo o seguinte título: Dicas para ganhar dinheiro na internet, este título vai ficar um enorme texto em forma de título de link no menu do seu blog. Para contornar esta situação, basta você publicar a página e depois editá-la; coloque um texto menor, exemplo ganhar dinheiro, dinheiro na internet etc. Ao editar a página após publicá-la, você vai ficar com o endereço de link original (ex: http://www.seublog.com/p/dicas-para-ganhar-dinheiro-na-internet.html) a única coisa que vai ser alterada é o título do link da sua pagina que aparecerá no menu!

b)Na opção Endereço da web é bem mais simples, basta você criar um título pequeno 1 ou 2 palavras, adicionar o link e salvar. Pode ser link de qualquer página da web ou até mesmo links dos artigos que você já tem publicados no seu blog ou os links dos marcadores (tags) das categorias dos artigos. Lembrando que o título do link deve ser pequeno, para não ocupar muito espaço e nem deixar o menu feio! Um exemplo de artigo: Como excluir blogs do painel de leitura do Blogger? = Excluir blogs de leitura, por exemplo. Use a sua imaginação e criatividade para criar e editar os títulos das páginas do seu blog!


Para organizar a posição dos títulos de links das páginas no menu, coloque o ponteiro do mouse sobre o respectivo gadget, mais precisamente no canto esquerdo (ver imagem abaixo), segure com o botão esquerdo do mouse e arraste-o para a posição desejada. Depois de fazer a personalização desejada nas páginas, clique no botão de link Salvar organização, que se encontra na parte superior direita da página do seu painel de controle.