Arquivos do Website:

Como criar uma caixa de pesquisa Google AdSense que realmente funcione?


Uma das coisas mais importantes numa página da web depois do conteúdo e dos links internos é uma caixa de pesquisa; colocar uma caixa de pesquisa na página é de extrema importância, pois ajudará as pessoas a localizarem o conteúdo no seu blog/site através de palavras-chaves. Mas, não podemos usar qualquer caixa de pesquisa, por que nem todas funcionam 100% como deveriam. As melhores caixas de pesquisas que realmente funcionam na minha opinião são as caixas de pesquisas da Google! Se você usa o AdSense, aproveite as dicas abaixo para criar uma caixa de pesquisa para aumentar a performance dos usuários na sua página da web e aumentar a sua renda.



Imagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1933

1)Para criar uma caixa de pesquisa Google AdSense, faça login no painel de controle da sua conta no AdSense;
2)Escolha a opção meus anúncios;
3)Localize na barra lateral (à esquerda) o link "Pesquisa" e clique nele;
4)Agora, clique no botão de link Novo mecanismo de pesquisa personalizado;
5)Dê um nome para o seu mecanismo de pesquisa (não se preocupe, o nome será visto somente por você);
6)Escolha a opção "Apenas os sites que eu selecionar", irá se expandir uma caixa de texto abaixo, para você colocar a url da página; mas, as invés de você colocar a url da sua página assim: http://www.seublog.com; coloque assim: *.seublog.com/*. Desta forma a caixa de pesquisa irá ficar muito mais precisa na hora de fazer uma busca de conteúdo!
7)A opção palavras-chaves serve para ajudar a exibir anúncios relevantes junto aos links do conteúdo da sua página nos resultados de pesquisa. É opcional, você não é obrigado(a) a colocar nenhuma palavra-chave no local, os anúncios relevantes ficarão a critério da Google.
8)Usar o SafeSearch - Evita o aparecimento de resultados indesejáveis nas pesquisas!
9)País ou território - Serve para orientar o Google a exibir os resultados do índice de pesquisas provenientes de certo país, sempre que alguma pessoa fizer uma busca na caixa de pesquisa do seu blog/site. A opção Estados Unidos é a melhor, pois o índice é maior!
10)Idioma - É o idioma da página do seu blog/site.
11)Codificação UTF-8  - Padrão da maioria dos navegadores (deixe assim mesmo).
12)Transliteração - Serve para traduzir os resultados das pesquisas do seu blog/site; igual ao tradutor de sites!
13)Consultas populares - Irá exibir também as consultas populares nos resultados de pesquisas.
14)Critérios personalizados - Serve para você saber se houve cliques nos anúncios AdSense, que aparecem junto dos links do seu blog nos resultados de pesquisa.
15)Estilo da caixa de pesquisa - Escolha o tipo da caixa de pesquisa, personalizando o tamanho através da quantidade de caracteres.
16)Estilo do anúncio - Aqui você tem duas opções, poderá escolher as cores de anúncios pré-definidas ou personalizar do seu jeito; para personalizar os anúncios escolha a opção Usar configurações personalizadas.
17)Resultados da pesquisa - Define onde abrirão os resultados das pesquisas feitas no seu blog/site. Você pode colocar o logotipo do seu blog/site na página dos resultados das pesquisas. Obs: Primeiro você deve hospedar a imagem no blog ou num servidor de imagens e depois pegar o link da imagem. Cole o link da imagem no local indicado (URL da imagem do logotipo). Defina a posição da imagem.
18)Clique em Salvar e obter código.
19)Copie o código da caixa de pesquisa.
20)Agora vá até a página do seu blog/site e cole o código da caixa de pesquisa num elemento de página (HTML/JavaScript) ou direto no código fonte da página.

OBS: Se você escolher a opção para abrir os resultados de pesquisas dentro do seu blog/site (em meu website, usando um iframe), será preciso criar uma página exclusiva para exibir os resultados de pesquisas. O código terá duas partes, uma parte do código deve ser colocada na página (parte do iframe) e a parte da caixa de pesquisa, você coloca onde deseja que a caixa de pesquisa apareça! Não se preocupe, junto dos códigos há explicações dizendo onde cada código deve ser colocado!