Arquivos do Website:

Como instalar o sistema de comentários do IntenseDebate no Blogger?


O sistema de comentários do IntenseDebate é excelente para colocar em qualquer tipo de site, incluindo blogs do Blogger, WordPress, Tumblr e TypePad. O sistema de comentários do IntenseDebate é um pouco parecido com o sistema de comentários da DISQUS... a vantagem da DISQUS, é que a instalação do sistema de comentários num blog do Blogger é muito mais fácil. O IntenseDebate não importará os comentários existentes no seu blog. Você tem duas opções; utilizar o sistema de comentários somente nos posts que ainda não tem comentários ou utilizar em todo o blog; os comentários já existentes no seu blog ficarão ocultos! Todos os comentários feitos através do sistema de comentários do IntenseDebate, ficarão armazenados somente no site do IntenseDebate (eles aparecerão na página do seu blog, mas caso você delete o sistema de comentários posteriormente, perderá todos os comentários!



Bom, agora que você já sabe como funciona, entre no site do IntenseDebate e clique no botão Sign UP para fazer a sua inscrição. Preencha os dados (Não esqueça de marcar a opção I want to install IntenseDebate on my blog or website) e clique em Sign UP. Para ativar a conta, será necessário uma verificação através de e-mail; após fazer a inscrição vá até a sua caixa de e-mail e verifique a mensagem que o site do IntenseDebate lhe enviou (se não estiver na caixa de entrada, verifique a caixa de spam)!

2)Abra a mensagem de e-mail e clique no link do IntenseDebate;
3)Abrirá uma nova página do site IntenseDebate, clique no link Continue with your installation;
4)Digite a Url do blog ou site que você deseja instalar o sistema de comentários. Clique em Next Step;
5)Agora, clique no logotipo correspondente ao Blogger;
6)Na opção (How would you like to install IntenseDebate?), marque Template;
7)Na opção (Which blog posts should have IntenseDebate comments enabled?), marque Only on new posts (o sistema de comentários será aplicado somente nos posts que ainda não tem comentários. Os posts que já têm comentários, exibirão o sistema de comentários original do Blogger) ou On all blog posts (o sistema de comentários aparecerá em todos os posts do seu blog; os comentários já existentes ficarão ocultos). Faça a sua escolha!
8)Abra uma nova janela (Não feche a janela do site IntenseDebate) e faça login no painel de controle do Blogger, para fazer o download do template atual para o seu computador. Painel de controle => Modelo => Fazer backup/Restaurar => Fazer download do modelo completo.
9)Volte ao site do IntenseDebate para fazer upload do arquivo do template do seu blog, que está armazenado aí no seu computador;
10)Um pouco mais abaixo na opção Template Install, faça upload do arquivo do template que você guardou no seu computador, utilizando o campo "Selecionar arquivo". Clique em Upload File.
11)Aguarde alguns segundos para o sistema processar o arquivo; logo em seguida você verá uma caixa com o arquivo HTML do template do seu blog, já processado. Copie todo o código utilizando o mouse;


12)Faça login no painel de controle do Blogger e escolha o blog que você vai instalar o sistema de comentários do IntenseDebate. Painel de controle => Modelo => Editar HTML => Prosseguir => Selecione o código fonte do seu blog com CTRL+A; delete => Cole o código HTML que você copiou no site do IntenseDebate => Clique em Salvar modelo.

Pronto! O sistema de comentários do IntenseDebate já está instalado no seu blog. Caso você queira trocar o template e manter o sistema de comentários do IntenseDebate instalado no seu blog, terá que fazer alguns dos procedimentos para instalar novamente!

Para personalizar o sistema de comentários do IntenseDebate, faça login no site e escolha a opção Sites; clique no link correspondente ao blog que você quer editar o sistema de comentários.

1)Na opção History - você pode editar os comentários publicados no seu blog, alterando as mensagens; é possível ver todos os dados do comentarista.
2)Na opção Settings/Moderation - você pode moderar os comentários publicados no seu blog.
3)Na opção Settings/Account - você personaliza o nome do seu blog, coloca a url do feed e ainda é possível traduzir o sistema de comentários do IntenseDebate para o idioma português ou qualquer outro idioma. Clique em Save Settings.
4)A opção Settings/Layout - serve para você personalizar os detalhes do sistema de comentários.
5)A opção Settings/Comments - ativa e desativa algumas opções no sistema de comentários.
6)A opção Settings/Custom CSS - aproveite para fazer customizações no sistema de comentários, caso você entenda de CSS!
7)A opção Settings/Misc - Escolha o modelo do sistema de comentários para instalar no seu blog.

Com uma conta no IntenseDebate, você pode adicionar o sistema de comentários em mais de uma página da web; basta informar o link de cada uma delas (Sites = Add blog/site). Na opção Extra, você encontrará algumas opções de widgets, como estatísticas de comentários, últimos comentários, posts populares, usuários mais ativos e comentários recentes. Bom, acho que já escrevi detalhes de quase tudo no IntenseDebate; vou parar por aqui, para este artigo não ficar cansativo e confuso!

Para desisntalar do blog o sistema de comentários do IntenseDebate, basta você fazer upload do arquivo HTML do template que você guardou no seu computador, antes de instalar o sistema de comentários do IntenseDebate. É isso!

Até já.