Arquivos do Website:

Como redirecionar um novo domínio personalizado num blog do Blogger sem perder as visitas?


Instalar um domínio personalizado pela primeira vez num blog hospedado na plataforma Blogger é bem fácil e não lhe causará perda de tráfego, pois o Blogger redirecionará automaticamente o antigo endereço para o novo endereço. Veja um exemplo: Endereço antigo: http://seublog.blogspot.com   ====>>>  Novo endereço: http://www.seublog.com; sempre que alguém procurar por http://seublog.blogspot.com será redirecionado automáticamente para http://www.seublog.com. Mas, caso você já tenha instalado um domínio personalizado no seu blog e resolva trocar por um novo nome de domínio, você perderá todo o tráfego e indexação das páginas do seu blog, pois o Blogger não redireciona domínio personalizado. Vamos tomar como exemplo um blog com domínio personalizado que já tem 1 ano de vida, se você trocar o nome de domínio perderá todo o tráfego e posições nos buscadores... é a mesma coisa que criar um blog do zero!



Todo o conteúdo das páginas do seu blog, será reindexado novamente no índice de pesquisas da Google, Big, Yahoo etc. Mas, isso não será da noite para o dia (no mínimo 30 dias para alcançar alguma posição razoável); você terá que trabalhar duro nas campanhas de divulgação (se você tiver dinheiro para investir em publicidades para a divulgação do seu blog, fica mais fácil). Para começar, envie o sitemap do seu blog para o Google Webmaster Tools, divulgue o novo endereço do blog nas redes sociais, nos buscadores e nos agregadores de blogs/sites e links.

Enquanto o blog é reindexado o tráfego ficará muito fraco, para evitar uma grande perda de tráfego, você deve criar um novo blog para fazer o redirecionamento manual dos artigos. Dependendo da quantidade de artigos que o seu blog tiver, esse procedimento poderá ser bem trabalhoso, mas funciona e vale a pena! Vamos trabalhar com 2 blogs, o blog "A" será o blog antigo e o blog "B" será o novo blog que você deve criar!

1)Faça o download dos arquivos do antigo blog "A". Painel de controle => Configurações => Escolha a opção Outro => Exportar blog => Fazer download do blog. Salve o arquivo no seu computador.
2)Crie um novo blog "B" no seu perfil do Blogger;
3)Agora, faça upload dos arquivos para o blog "B". Painel de controle => Configurações => Escolha a opção Outro => Importar blog => No campo Selecionar arquivo, localize no seu computador o arquivo do blog "A" e faça upload. Siga as instruções do Blogger.

4)Agora, configure ou instale um template, personalize as cores, fontes, instale os gadgets e códigos no seu novo blog;
5)Redirecione o seu novo nome de domínio para o novo blog. Caso você tenha comprado o domínio no Uol Host, leia as dicas de instalação de domínio personalizado no Blogger.
6)Agora, vá até as páginas do antigo blog "A" e redirecione cada artigo para o endereço do mesmo artigo que está no novo blog "B". Caso o blog tenha muitos artigos vai dar um pouco de trabalho, mas é o único jeito de capturar todos os visitantes do antigo blog. Abra os artigos do antigo blog "A", um por um, coloque o editor de postagens no modo "HTML" e cole no início de cada artigo, este código abaixo com o link apontando para o mesmo artigo que está no novo blog "B":

<script language="javascript" type="text/javascript"> location.replace("COLOQUE AQUI O LINK DO ARTIGO") </script> 

7)Depois que você colocar o código de redirecionamento em todos os artigos do antigo blog, escolha a opção Configurações => Básico => Na opção Privacidade, clique no link Editar e marque "Não" Adicionar o seu blog às nossas listagens? e "Não" Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog?". Clique em Salvar configurações. Isso faz com que os mecanismos de buscas parem de indexar o conteúdo do seu antigo blog, evitando o duplicação de conteúdo na web;

8)Para evitar a perda de visitantes da página inicial, abra o painel de controle do antigo blog "A" e escolha a opção Modelo => Editar HTML => Prosseguir => Logo abaixo de <head> cole este código <b:if cond='data:blog.url == data:blog.homepageUrl'> <meta http-equiv="refresh" content="0;URL=NOVO-ENDEREÇO" /> </b:if> com a url do seu novo blog => Clique em Salvar modelo.

9)Use o Google Analytics para rastrear as visitas que o antigo blog "A" está enviando para o novo blog "B"... quando o antigo blog "A" não estiver enviando mais nada de visitas para o novo blog "B", você pode deletar o blog "A" sem nenhum prejuízo.

Antes de deletar o antigo blog "A", espere pelo menos uns 5 ou 6 meses; se puder esperar 1 ano, melhor! Sempre há alguma pequena redução no tráfego de visitantes no blog, mas depois volta ao normal. É preciso ter paciência e ser persistente! Essas são dicas que aprendi com o Marcos Lemos do blog Ferramentas Blog; utilizei-as nos meus projetos e funcionou muito bem!