Arquivos do Website:

Colocar tradutor com bandeiras num blog ou site, ajuda ou prejudica?


Quem possui uma página na web, seja ela blog ou site, geralmente quer ver ela bombando com milhares de visitantes diários, e, na maioria dos casos, muitos webmasters na tentativa de aumentar ainda mais as visitas acabam colocando tradutores com 5, 8, 10 ou até mais bandeiras para os visitantes de outros países poderem ler os textos da sua página. É um erro, apesar de ser uma ótima estratégia querer compartilhar os textos de um blog/site com pessoas de outros países, não utilize tradutores com bandeiras!


Estes tipos de tradutores já estão ultrapassados... para utilizar um tradutor com (5 ou 8) bandeiras numa página, é necessário criar um enorme código Javascript com mais de 20 linhas! Por que não vale a pena sacrificar uma página com estes tipos de tradutores? Porque ninguém irá utilizar; 99% dos visitantes de outros países que visitam as páginas de um blog ou site do Brasil, por exemplo, não irão utilizar o tradutor que está na página, pois já é possível utilizar outras ferramentas gratuitas de tradução mais avançadas, que o próprio usuário pode instalar no seu navegador, por exemplo. Ao colocar um grande código javascript na sua página, você estará prejudicando SEO da página, pois ela ficará mais pesada e com isso perderá posições nos índices dos buscadores! Os tradutores com bandeiras, além de poluirem o visual do template do seu blog, ainda ocupam um espaço que poderia ser ocupado por algo de interesse dos visitantes ou algo mais lucrativo como banners e/ou links de publicidade, por exemplo!

Há dez anos, estes tipos de tradutores até funcionavam bem, pois a tecnologia não estava tão avançada. Mas, hoje em dia não vale mais a pena colocar estas tranqueiras numa página da web! Se você precisa tanto colocar um tradutor na sua página da web, eu recomendo que você utilize o tradutor da Google; o código é bem pequeno e não deixa a página pesada. Você pode personalizar o tradutor para deixá-lo oculto na página; quando um visitante de outro país acessar a sua página, será exibido o banner de tradução automaticamente. A grande vantagem em utilizar um tradutor da Google está no tamanho do código e na quantidade de idiomas para a tradução... são mais de 40 idiomas! 

O que você prefere colocar na sua página da web, 8 opções de idiomas para tradução, que deixarão as páginas mais pesadas, ocupando espaço útil e prejudicando o SEO ou mais de 40 opções de idiomas para tradução, utilizando um pequeno código moderno e atualizado com possibilidade de ficar oculto na página??  O que você prefere um computador ou uma máquina de escrever?

Bom, o espaço de trabalho é seu e você pode trabalhar nele com as ferramentas que quiser! Mas, verifique se está dando resultado, e veja se já não está na hora de mudar para ferramentas mais atuais e eficientes! Ah, não basta ter um bom tradutor na sua página da web, é preciso também uma boa caixa de pesquisa. Ter uma caixa de pesquisa eficiente na sua página da web é muito mais importante do que um tradutor! E, por falar nisso, a caixa de pesquisa da sua página é boa e funcional? Pense e analise isso com carinho!

Até já!