Arquivos do Website:

Como apresentar um slide de documentos ou imagens dentro dos artigos de um blog ou site?


Ao exibir documentos ou imagens em formato de slides dentro dos artigos de um blog ou site, você estará economizando espaço na página e deixando o seu trabalho mais profissional! Para apresentar slides de documentos ou imagens nos artigos do seu blog ou site, você precisa primeiro criar um arquivo no Microsoft PowerPoint, OpenOffice, Apple Keynote, Microsoft Office etc. Depois de criar o arquivo e salvá-lo no seu computador, você deve utilizar o Slideshare para exibir os slides na página do seu blog ou site. Existem outras formas de criar um slideshow, mas hoje vamos falar do Slideshare!


Imagem: http://filosofiaeposmodernidade.blogspot.com/

O Slideshare é uma ferramenta profissional (em inglês) que apresenta duas versões, uma grátis e outra PRO (paga). Na versão gratuita você pode fazer upload de (documentos, PDFs) arquivos com tamanho de até 20MB ( pdf, ppt, pps, pptx, ppsx, pot, doc, docx etc); na versão PRO você pode fazer upload de vídeos e documentos com até 300MB (fora outras vantagens que você não tem na versão gratuita)! Para profissionais e empresas que queiram um serviço profissional completo, vale a pena pagar a versão Pro! Apesar do site ser em inglês é tudo muito intuitivo; mesmo que você não saiba quase nada de inglês, conseguirá utilizar as ferramentas do site com facilidade!

Para utilizar a ferramenta você precisa fazer um cadastro gratuito, que leva menos de 5 minutos.

1)Acesse o site do Slideshare e clique no link "Signup";
2)Preencha a ficha de cadastro com um nome de usuário, senha, endereço de e-mail, confirme o código anti-spam, aceite os termos e clique em "SIGN UP";
3)Geralmente, após clicar em "SIGN UP", já é possível fazer upload de um arquivo na próxima página; mas, caso isso não aconteça, vá até a sua caixa de e-mail, localize a mensagem do Slideshare e clique no link da mensagem para ativar a sua conta (OBS: mesmo que você consiga fazer upload dos arquivos, é necessário acessar posteriormente a sua caixa de e-mail e abrir a mensagem do Slideshare, para (ativar) confirmar a sua conta no site)! 
4)Após fazer upload do arquivo, você pode colocar um título, descrição e palavras-chaves. Copie o código Embed do seu slide e cole na sua página da web. Caso você queira editar ou pegar novamente o código de um slide, basta fazer login na sua conta do Slideshare e clicar em "Edit/Delete", correspondente ao slide desejado. Veja abaixo um exemplo de slide, simples que eu fiz:


A vantagem em utilizar slides para apresentar documentos é que eles podem ser visualizados no modo tela cheia (basta clicar nas setas que estão formando um "X"). O seu slide poderá ser visto por diversos usuários do site Slideshare, além de poder ser compartilhado nas redes sociais (dependendo do tipo de slide que você fizer, o seu blog/site poderá ganhar alguns visitantes). Eu já vi pessoas reclamando pela internet, que não conseguiram colocar mais de uma imagem por slide; o segredo está na criação do arquivo que você vai fazer upload para o site Slideshare!

Para aparecer mais de uma imagem num slide do Slideshare, você deve antes criar um arquivo no PowerPoint no formato de slide, que contenha mais de uma imagem, por exemplo. Caso contrário, o seu slide do Slideshare será somente de uma imagem! Como você pode ver no slide acima, eu coloquei até um link para o meu blog na imagem do slide; isso tudo foi feito antes no PowerPoint, depois eu fiz upload do arquivo para o site do Slideshare.