Arquivos do Website:

Como enviar uma mensagem de e-mail grátis de qualquer computador sem utilizar senha?


Essa dica serve para você que precisa ficar longe da sua família, por motivo de trabalho e/ou estudo. É muito difícil ficar longe da família em outra cidade, Estado ou país para estudar e/ou trabalhar... a saudade aperta e você vai precisar entrar em contato com a família. Existem os telefones (celulares e fixos) para você manter contato, mas, os preços das tarifas são um absurdo de tão caro; fica praticamente impossível uma pessoa pobre manter uma longa conversa pelo telefone! Se você precisa contar uma longa história é melhor utilizar um computador com conexão de internet, para enviar uma mensagem de e-mail para a sua família e, a opção mais acessível na maioria dos casos são as lan houses.

As lan houses facilitam muito a vida das pessoas; mas, para uma pessoa leiga que não entende muito de internet, esses tipos de computadores podem ser uma armadilha (não estou dizendo que você não deva utilizá-los... utilize-os, mas, não para fazer login em contas importantes)! Os computadores são públicos, todo mundo acessa; a segurança é mínima. Um belo dia você faz login na sua conta do Google e esquece e/ou não sabe desconectar corretamente ao sair e/ou o computador tem algum programa espião para capturar senhas... caso isso aconteça, a sua conta já era (eu evito ao máximo logar em computadores públicos, pois todo o cuidado é pouco)!

A solução para este pequeno problema é você criar um blog! Sim, é isso mesmo, crie um blog grátis no Blogger (Blogspot) só para manter contato com a sua família. Criar um blog no Blogger é muito fácil, basta você ter uma conta de usuário no Google (caso ainda não tenha crie uma primeiro). Faça login na sua conta Google e acesse a página do Blogger; siga as instruções do site para criar o seu blog (dê um nome para o blog, crie um endereço Url (ex: http://contato.blogspot.com etc). Caso você for utilizar os templates nativos do Blogger, evite utilizar os templates de "Visualizações dinâmicas" (quando você criar um blog no Blogger, os templates de visualizações dinâmicas são instalados automaticamente; por em quanto eles não estão perfeitos), prefira os outros modelos (Simples, Janela de imagem, Espetacular Ltda, Marca d'água, Celestial, Viagem etc) ou instale um template personalizado.

Depois de criar o blog, acesse a opção "Configurações => Básico => Privacidade", clique em "Editar" e marque "Não" para "Adicionar o seu blog às nossas listagens? e Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog?". Esse procedimento evitará que o seu blog seja indexado pelos buscadores; assim, os internautas não encontrarão o seu blog (somente por acaso)! Na opção "Configurações", localize na sidebar à esquerda a opção "Postagens e Comentários"; verifique se a opção "Usuário registrado - inclui OpenID" está marcada... isso evitará que qualquer pessoa anônima poste alguma (besteira) mensagem falsa nos comentários. Com a opção "Usuário registrado - inclui OpenID" marcada, você saberá quem postou uma mensagem nos comentários do seu blog!

Agora vem a parte mais importante - Para evitar fazer login na sua conta Google, você deve utilizar um formulário de contato grátis da Wufoo ou do EmailMeForm, na página do seu blog. Leia o artigo que explica como criar um formulário de contato na Wufoo ou criar um formulário de contato na EmailMeForm; escolha o serviço que você achar melhor... os dois são bons (no Wufoo você tem direito a 100 mensagens/mês e no EmailMeForm você tem direito a 200 mensagens/mês)! Com um desses formulários de contato instalado no seu blog, será possível você enviar uma grande mensagem de e-mail (OBS: Apenas textos e links), sem precisar fazer login nenhum. As mensagens postadas no formulário irão direto para um endereço de e-mail que você escolher. A especificação do endereço de e-mail para receber as mensagens do formulário é feita quando você (criar) personalizar o formulário de contato!

Depois que você criar o formulário, vá até o painel de controle do Blogger => Escolha a opção "Criar nova postagem" => Clique na opção HTML => Cole o código do formulário e clique em "Publicar". Verifique se o formulário apareceu na sua página e faça um teste, para ver se as mensagens estão sendo enviadas para o endereço de e-mail que você especificou!

Resumindo: Crie um blog no Blogger; crie um formulário de contato grátis, utilizando os serviços do Wufoo ou do EmailMeForm; configure o formulário de contato para enviar as mensagens para um endereço de e-mail que a sua família tenha acesso e instale o formulário no seu blog. Pronto! Você tem um potente meio de contato grátis e já pode enviar e-mails gratuitamente para a sua família de qualquer computador do planeta, sem precisar fazer login e correr riscos de perder a sua conta Google! A sua família poderá postar alguma resposta no próprio blog, através dos comentários (só não esqueça de informar o endereço do blog para a família)! Agora que já está tudo pronto, você precisará apenas do endereço do seu blog para enviar mensagens de e-mail (OBS: Somente textos e links), de qualquer computador, localizado nas partes mais remotas do Planeta Terra!

Fácil, não?!  Boa viagem!

Até já!