Arquivos do Website:

O que é Curling? A beleza das musas jogadoras do Mundial de Curling


O Curling é um esporte olímpico coletivo, que pode ser praticado (hoje em dia) tanto por homens, quanto por mulheres (Olímpico desde: 1924 - Masculino e 1998 - Feminino). Este esporte é praticado numa pista de gelo, onde os jogadores(as) lançam pedras de granito, fazendo-as deslizar pela pista até o ponto mais próximo possível do centro do alvo; para facilitar o curso de deslizamento da pedra na pista, utiliza-se varredores.


-As sete maravilhas da natureza.

Mas, não pode tocar com os varredores na pedra após o lançamento, ela deve seguir seu próprio curso e parar por conta própria; os varredores servem apenas para diminuir o atrito da pedra na pista e tentar alterar o seu curso, sem tocá-la! Confira as fotos de algumas jogadoras de curling... ao observar as imagens, você já terá alguma noção de alguns equipamentos necessários e como se pratica este esporte:



Dizem que o curling foi inventado por volta do século XVI na Escócia, mas, só foram criadas as primeiras regras do esporte em 1838. Aos poucos este esporte foi sendo disseminado pelo mundo por imigrantes escoceses. Hoje em dia o curling é praticado principalmente no Canadá. Para jogar curling é preciso formar uma equipe com quatro jogadores, cada um dos jogadores deve lançar duas pedras em cada "end" (end - é denominação de cada subdivisão de uma partida de curling). Quando um dos jogadores da equipe lançar a pedra na pista, os outros devem varrer o gelo para diminuir o atrito entre a pedra e a pista, para fazer a pedra ir mais longe e/ou aproximar-se ao máximo do centro do alvo.


Geralmente as disputas dos jogos de curling tem dez ends, mas podem terminar antes caso uma das equipes desista ou for matematicamente eliminada. Somente no final de cada end, é que a pontuação é somada, sendo que apenas uma das equipes pode pontuar em cada uma das etapas. A equipe vencedora, é a equipe que tiver mais pedras localizadas próximo ao centro do alvo... a equipe recebe um ponto por cada pedra. Já nas disputas de duplas mistas, a diferença está na presença de duas pedras posicionadas antes do início do end. Quando disputado por cadeirantes (desde a primeira Paraolimpíada de Inverno realizada em Turim no ano 2006), as pedras devem ser lançadas com o jogador parado e a varrição não é permitida (geralmente as pedras são lançadas com a ajuda de um bastão). Se você tem interesse em saber mais sobre curling, dê uma olhada nesta página da Wikipédia/curling.


Imagens: Google imagens.inc