Arquivos do Website:

Como criar uma apresentação de slides no Google Drive para colocar num blog?


Atualmente a Google vem dominando o mercado de internet, oferecendo gratuitamente alguns excelentes serviços, como por exemplo, uma plataforma de blogs (Blogger), conta gratuita de e-mail etc. Há muitos outros serviços; mas, não vem ao caso citá-los aqui neste artigo! O tema do artigo de hoje é o Google Drive (antigo Google Docs, que em breve será atualizado para Google Drive); caso você ainda não conheça, este é mais um dos serviços gratuitos oferecidos pela Google. Possui um espaço gratuito de 5GB para você armazenar e compartilhar os seus arquivos.


Imagem:Google Drive/Reprodução

Então, que tal você aproveitar esta oportunidade para criar uma apresentação de slides gratuitamente?! É bem simples, é igual a todos os outros serviços oferecidos pela Google, para utilizá-lo, basta que você tenha uma conta na Google! Eu não sei em que idioma irá abrir a página do Google Drive, aí no seu navegador (aqui está em inglês). Vou explicar a você como alterar o idioma da página do Google Drive, assim facilita o trabalho, caso você não entenda muito bem o idioma inglês!

Como alterar o idioma da página do Google Drive?

1)Faça login na Google e acesse a página do Google Drive;
2)Localize no canto superior direito da página, um botão de link com uma engrenagem. Clique na engrenagem e escolha a opção "Settings";
3)Em "Settings", na opção "Choose a language", escolha o idioma Português(Brasil). Na opção "Choose a time zone", escolha o fuso-horário da sua região. Clique em "Save".

Ok, agora que a página do Google Drive já está no idioma português, vamos começar a trabalhar.

1)Clique no botão de link "CRIAR";
2)Escolha a opção "Apresentação", irá abrir uma página para você criar a apresentação de slide, bem parecida com a página do PowerPoint! Logo em seguida irá abrir uma pequena janela pop-up sobreposta, onde contém alguns planos de fundo para você adicionar no slide;
3)Escolha um plano de fundo para começar o slide (caso não deseje usar um dos plano de fundo, deixe a cor branca mesmo);
4)Na página da "Apresentação" você irá encontrar ferramentas para mudar a fonte do texto, cor do texto, tamanho etc.
5)Para adicionar mais uma página na sua apresentação do slide, basta apertar aí no seu teclado Ctrl+M ou clicar na opção "Inserir", onde você encontrará mais opções, como inserir vídeos, imagens, link, tabela etc.
6)Para adicionar uma imagem no slide, aperte aí no seu teclado Ctrl+M (isso irá adicionar mais uma página), depois escolha a opção Inserir => Imagem;
7)Para alterar a cor do plano de fundo de uma das páginas do slide ou até mesmo utilizar uma imagem como plano de fundo, primeiro selecione na barra lateral a página do slide a ser alterada, depois clique no link Slide => Plano de fundo (localizado no menu superior da página);
8)Depois que você terminar de editar o seu slide, clique na opção Compartilhar => Na opção "Quem pode acessar", clique em Alterar => Público na web => Salvar.
9)Agora você vai pegar o código HTML do slide e incorporá-lo no seu blog. Clique em Arquivo => Publicar na web => Começar a publicar => Confirme a publicação, clicando em "OK".
10)Agora, irá abrir uma pequena janela pop-up (ver imagem abaixo), onde contém o código HTML e o link que aponta para o slide. Personalize o seu slide a gosto, copie o código HTML e adicione num elemento de página do seu blog ou num artigo.


Bom, isso é tudo! A ideia deste artigo é mostrar para você apenas algumas das configurações mais importantes na edição de uma apresentação de slides no Google Drive. Há diversas opções e ferramentas para você criar uma apresentação de slides no Google Drive! Use a sua imaginação e criatividade para criar uma bela apresentação de slides no Google Drive... crie uma apresentação de acordo com suas necessidades! Abaixo segue uma pequena apresentação de slides criada no Google Drive, totalmente automatizada (apresentação simples, apenas para você ter uma ideia). OBS: Depois de criar a apresentação do slide, você poderá fazer alterações futuras no slide, que elas serão salvas automaticamente!



Até já!