Arquivos do Website:

Brasil Turismo - Lista com alguns dos principais pontos turísticos no Brasil


O Brasil por ser um país tropical de clima diversificado, e com belas paisagens, acaba atraindo muitos turistas estrangeiros. O turismo aqui no Brasil é uma importante atividade econômica, que se estende de norte a sul, e, é responsável pela criação de 7% dos empregos diretos e indiretos. Ao fazer turismo pelo Brasil, tanto o turista brasileiro quanto o estrangeiro, encontrará diversas opções de atrativos naturais, aventura, turismo gastronômico, turismo histórico e muito mais. Começando por um dos pontos turísticos mais visitado e conhecido do mundo: o Cristo Redentor.


O Cristo Redentor: Monumento de Jesus Cristo, que está localizado na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Possui 38 metros de altura, sendo que, 8 metros estão no pedestal e 30 na estátua; foi inaugurado em 12 de outubro de 1931; demorou cerca de cinco anos para ficar pronta. A estátua do Cristo Redentor pode ser acessada pela linha férrea do Cosme Velho. Antigamente para chegar ao mirante da estátua era preciso andar muito, para deficientes físicos isso era uma grande barreira! A partir do ano de 2002, a Prefeitura do Rio instalou três elevadores panorâmicos e quatro escadas rolantes como parte do projeto de renovação do Cristo.



Fernando de Noronha - Um belo arquipélago pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco, é formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupa uma área de 26 km², e está situado no Oceano Atlântico a leste do estado do Rio Grande do Norte. A ilha principal tem 17 km² e fica a 545 km do Recife e a 360 km de Natal.


Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Está localizado na Chapada dos Veadeiros, região nordeste do Estado de Goiás, abrange uma área de 65.515 hectares. É um dos principais pontos turísticos de Goiás; foi criado em 1961, pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional de Tocantins. Foi reconhecido  pela UNESCO em dezembro de 2001, como Património Natural Mundial. Na fauna local do parque, podem ser encontradas algumas espécies classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção. No parque, já foram identificadas mais de 1.450 espécies de plantas, das mais de 6.000 que existem no bioma Cerrado. Em relação às aves, das mais de 300 espécies existentes no local, destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião. O acesso ao parque localiza-se junto ao Povoado de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, distando 36 km da cidade de Alto Paraíso, em estrada parcialmente asfaltada. Esse acesso é permitido apenas com o acompanhamento de guias credenciados.


Imagem: Renato Alves

Foz do Iguaçu - Município brasileiro localizado no extremo oeste do estado do Paraná. Integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais a cidade faz fronteira. É conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das finalistas do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo. A distância rodoviária até a capital do estado é de 643 km.


Pantanal -  É um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano). Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas o que facilita o alagamento.


Rio Amazonas - É um rio que corta todo o norte da América do Sul, ao centro da Floresta Amazônica. É o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento, com 6937,08 km de extensão, nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km.


Maceió - É um município brasileiro e a capital do estado de Alagoas; possui algumas belezas naturais e grande diversidade cultural. Localiza-se no Nordeste do país, tem uma população de 936.608 habitantes (censo 2010) e um território de, aproximadamente, 503 km².


Chapada Diamantina - É uma região de serras, situada no centro do Estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.


Paraty ou Parati - É um município brasileiro no Sul do estado do Rio de Janeiro, microrregião da Baía da Ilha Grande, mesorregião Sul Fluminense. É uma cidade bem antiga, foi povoada entre 1533 e 1560, em 1667 teve sua emancipação política decretada pelo rei de Portugal, tornando-se uma vila independente de Angra dos Reis. Junto ao oceano, entre dois rios, Paraty está a uma altitude média de apenas 5 metros. Hoje é o centro de um município com 930,7 km² com uma população de 33.062 habitantes (densidade demográfica: 35,6 h/km²). A cidade já foi sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil, durante o período colonial.


Recife - Município brasileiro, capital do estado de Pernambuco. Localizado às margens do oceano Atlântico, o município possui uma área de 217,494 km² e uma população de 1.536.934 de pessoas (censo 2010).


Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - É um parque nacional brasileiro, foi criado em 2 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís, ocupando uma área total de 270 km², possui dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 5 e 25 quilômetros em direção ao interior. As dunas formam pequenas lagoas de água doce.


Salvador - (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Muito conhecida também, por realizar um dos melhores carnavais do Brasil.  Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina. Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.574.804 habitantes (IBGE/2010). A superfície do município de Salvador é de 706,8 km².


Teatro Amazonas - Teatro brasileiro localizado no centro de Manaus. É também o segundo maior da região da Amazônia, superado apenas pelo Teatro da Paz, em Belém do Pará. Inaugurado em 1896, é uma das expressões mais significativas da riqueza da região durante o Ciclo da Borracha.


Festival Folclórico de Parintins - Festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas. O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações.


Imagem: R7

São Paulo - Município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina. Cidade mais populosa do Brasil, da América e de todo o Hemisfério Sul. São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.


Tiradentes - Município brasileiro do estado de Minas Gerais, fundada em 19 de janeiro de 1718.


Diamantina - Município brasileiro do estado de Minas Gerais. O município localiza-se na Mesorregião do Jequitinhonha, estando a sede a 285 km de distância por rodovia da capital Belo Horizonte. A cidade está situada a uma altitude de 1.280 m, emoldurada pela Serra dos Cristais, na região do Alto Rio Jequitinhonha.


Ouro Preto - Município brasileiro do estado de Minas Gerais, famoso por sua magnífica arquitetura colonial. Possui uma população de 70.227 habitantes (censo IBGE 2010).


Espírito Santo - Está localizado na região Sudeste e tem como limites o oceano Atlântico a leste, a Bahia a norte, Minas Gerais a oeste e noroeste e o estado do Rio de Janeiro a sul, ocupando uma área de 46.077,519 km². Sua capital é o município de Vitória.


Florianópolis - Capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas das cidades de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo, e Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Está localizada no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, possuindo cerca de 100 praias, consideradas também as continentais.


Gramado - Município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias. Possui uma área de 237,019 km². Seu principal acesso se dá através da RS-115 embora também seja atendida pelas rodovias RS-235 e RS-373.


Canela - Município brasileiro de origem alemã na serra do estado do Rio Grande do Sul. A cidade oferece boa estrutura de comércio e serviço sem deixar de ser pacata e tranquila. Faz divisa com a cidade de Gramado. A cidade é muito conhecida por haver famosas atrações turísticas, tais como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra.


Brasília - Capital Federal da República Federativa do Brasil e sede de governo do Distrito Federal, sendo a quarta cidade brasileira mais populosa. Possui uma população de 2.562,963 de habitantes (censo IBGE 2010).


Fonte de pesquisa e imagens: Wikipédia.