Arquivos do Website:

Procedimentos corretos e seguros para alugar carros no Brasil?


Saiba como alugar um carro no Brasil, lendo este Guest Post, escrito por Carolina Raulino, editora do site Carro Aluguel (site especializado em aluguel de carros pela internet).

Viajar é sempre um programa bacana, e fica ainda melhor quando todos os detalhes são planejados com antecedência. O aluguel de carros, por exemplo, é uma dessas coisas que a pessoa que viaja deve ver de antemão, antes de chegar na cidade e procurar pelo serviço, porque muitas vezes o veículo que ela quer já não está mais disponível. Além disso, muita gente não sabe como fazer para alugar um carro, o que precisa fazer, quais documentos apresentar, e outros detalhes burocráticos que podem tanto tornar mais rápido como mais complicado esse tipo de serviço.

Hyundai Veloster
Imagem: www.clickgratis.com.br

A primeira dica é procurar boas referências sobre a empresa escolhida para ser a sua locadora de carros. Algumas delas atuam em todas as regiões do Brasil, prestando o serviço de aluguel de carros no Rio de Janeiro, em Brasília, em Porto Alegre, Recife, Manaus e outros lugares. Como existem várias modalidades de locação (por dias, tanque, quilometragem, entre outros), o melhor é procurar saber com amigos que viveram a experiência qual empresa é a melhor, se existe no destino para o qual você vai viajar e, se sim, ver com a empresa detalhes sobre os planos e pacotes e perguntar, sem medo, qual é a melhor opção para o seu caso específico.

No Brasil, para alugar um carro, é preciso ter carteira de habilitação, comprovante de residência e pagar um sinal que, geralmente, é de 50% do valor do plano escolhido. Os carros têm seguro mas, geralmente, só seguram o motorista responsável – um plano de seguro para a direção de terceiros deve ser pedido à parte no ato da locação. Outra questão importante no ato da locação é o caução, uma garantia que você deixa para a locadora no ato da retirada do veículo. Esse valor costuma estar associado ao valor do veículo, por isso, procure se informar antes de fechar a locação. Para que o caução seja realizado, será necessário possuir um cartão de crédito com limite. O valor do caução será creditado, e após a entrega do carro, estornado, evitando qualquer problema com a operadora.

Além de possuir a carteira de habilitação em período de validade, o responsável pelo aluguel do carro deverá ter, pelo menos, dois anos de habilitação. Algumas poucas locadoras possuem planos especiais para motoristas com habilitação inferior a esse período. Uma das dicas mais importantes para quem aluga um carro é devolvê-lo com a quantidade de combustível idêntica da que foi retirada no momento da locação. As locadoras costumam praticar valores acima daqueles que estamos acostumados a ver nos postos de combustível, por isso, se você não quer gastar a mais, reabasteça o carro e entregue da mesma forma como você retirou.

Sites como o Carroaluguel.com são uma boa referência para quem ainda continua um pouco perdido nessa seara do aluguel de carros, elucidando diversas questões que permeiam a viagem de quem aluga um veículo pela primeira vez. O negócio é, sempre, buscar a empresa locadora pela referência – e não ter medo de viver essa experiência. Estar em um carro que não é o seu pode até ser desconfortável, mas com certeza é a melhor forma de aproveitar uma longa viagem.