Arquivos do Website:

Pontos turísticos de São Miguel das Missões


São Miguel das Missões é um município brasileiro, situado no Estado do Rio Grande do Sul. São Miguel das Missões é um dos munícipios do Estado do Rio Grande do Sul mais procurados por turistas de todos os cantos do Brasil; não só do Brasil, mas alguns estrangeiros também visitam este local. Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo: É um conjunto de ruínas da redução jesuítica composta de uma praça quadrangular onde se encontram a frontaria da Igreja de São Miguel, construída em 1735, em estilo renascentista, feita em pedras sobrepostas, com 20 m de altura, intacta; uma torre, com 25 m de altura que abrigava 5 sinos, reerguida em 1938, pois ameaçava ruir; vestígios dos aposentos dos padres, com pisos originais; restos da prisão, cozinha, colégio, armazéns, arsenais e oficinas, ruínas do hospital, casa de recolhimento para as viúvas e o cemitério.



Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ruinas-saomiguel3.jpg

A Igreja, dentro da área coberta do Museu das Missões, foi projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Lúcio Costa, no estilo jesuítico das Missões. O Sítio é também um lugar que induz a reflexões espirituais, independente da crença religiosa do visitante, pois mostra muitos aspectos do poder da religiosidade, fé e crença em ação. Encontra-se remanescentes indígenas dos Guaranis, com seu artesanato característico, bem como trabalhos e obras de artesãos locais e da região expostos em lojas ao lado do Sítio.

Fonte Missioneira: Fonte de abastecimento da redução, foi encontrada em 1982, rica em detalhes, contribui para a reconstrução parcial do cotidiano do povoado missioneiro. Rua João Bittencourt, s/n - a 2 km do sítio arqueológico. Cruz Missioneira Cruz fincada pelos jesuítas, com 4 m de altura, feita em um único bloco de pedra. Localizada no Sítio Arqueológico.


Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ruinas-saomiguel12.jpg

Museu Missioneiro Criado em 1940 e projetado por Lúcio Costa imitando as construções jesuíticas.

Acervo: Cerca de 100 imagens, em pedra e madeira, algumas com douramentos, talhadas pelos índios, sino fundido na Redução de São João Batista, a primeira fundição de ferro do sul do País, cruzes, objetos de uso dos povos missioneiros e os projetos originais das reduções. Av. Antunes Ribas, s/n Horário: das 9h às 12h e das 14h às 19h30, diariamente Espetáculo de Som e Luz. O Espetáculo de Som e Luz, agora digitalizado e com novos efeitos, que é exibido diariamente, ao anoitecer, reconhecido como um dos mais belos e bem produzidos do mundo, com a participação de famosos artistas brasileiros já foi assistido por milhões de pessoas do mundo inteiro, que ficaram encantadas. Imperdível! Com duração de 50 minutos o espetáculo teatral narra o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada por jesuítas e índios de uma forma poética e audiovisual. Ocorre diariamente às 20h (durante o verão) e as 18h (no inverno) nas Ruínas de São Miguel.