Arquivos do Website:

Turismo no município de Brasiléia - Estado do Acre


Você já ouviu falar do município de Brasiléia? Ainda não?! Pois então fique sabendo que, Brasiléia é um município brasileiro que faz parte do sul do estado do Acre. O município localiza-se cerca de 237 km ao sul da capital do Estado do Acre (Rio Branco), sua área territorial faz fronteira com a Bolívia e tem limites com os municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira e Xapuri. Brasiléia era uma pequena faixa de terra do Seringal Carmem, fundada originalmente com o nome de Brasília, em 3 de Julho de 1910.



Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rua_das_Palmeiras.jpg (Rua das Palmeiras - Brasiléia - Acre).

Posteriormente, em 1943, para não haver confusões com o nome da Capital do Brasil (Brasília), mudaram o nome do município para Brasiléia. Brasiléia possui algumas manifestações culturais e gastronômicas bem interessantes, como o Carnavale no mês de julho (é um carnaval fora de época bem animado) e o Festival da Castanha em outubro, com diversos pratos produzidos a partir deste produto.

Pontos Turísticos em Brasiléia:

Balneários - Balneário Jarinal e o Balneário Kumarurama, localizados em áreas particulares.

Mirante do Rio Acre - Localiza-se na Avenida Prefeito Rolando Moreira, Praça Rafael Mendes, permite a visualização do Rio Acre e a fronteira com a Bolívia.

Ponte Binacional Wilson Pinheiro - É uma ponte de arquitetura moderna, sobre o Rio Acre, que interliga o Brasil e a Bolívia, foi inaugurada pelo Presidente Lula e o ex-governador Jorge Viana com objetivo de promover o turismo nas cidades de Brasiléia e Cobija.

Reserva Extrativista Chico Mendes - É um seringal que ocupa a parte norte do município, onde a população de Brasiléia pratica a agricultura e o extrativismo, com destaque para a castanha.

Rio Acre - É um rio que separa o Brasil do Peru, sendo que, a partir da cidade de Brasiléia separa o Brasil da Bolívia, percorre mais de 1.190 Km em território brasileiro e desemboca na margem direita do Purus, na cidade de Boca do Acre.

Zona Franca de Cobija - Tem grande influência econômica no município devido ao comércio praticado neste local.