Arquivos do Website:

Turismo no município de Xapuri - Estado do Acre


Xapuri é uma pequena cidade do Estado do Acre, fundada em 22 de março de 1904. A cidade surgiu com a expansão do extrativismo da borracha no final do século XIX, que resultou na fundação dos seringais amazônicos. O nome "Xapuri" é referente aos índios Xapurys, que habitavam essa região. Com a morte do famoso seringueiro e ambientalista Chico Mendes, em 1988, a cidade se tornou mundialmente conhecida.



http://www.ac.gov.br/wps/wcm/connect/6923a78043add2b3b348bf58119a6522/casachico_01.JPG?MOD=AJPERES

Pontos Turísticos em Xapuri:

Centro de Memórias Chico Mendes - É uma casa simples de madeira e coberta com telhado de barro; neste local viveu e foi assassinado o grande líder sindical e ambientalista.

Fundação Chico Mendes - É uma construção feita de madeira de lei, com estilo moderno e tradicional, ao mesmo tempo. Possui um salão para fazer reuniões, escritório e outro salão, onde encontram-se expostos, quadros, painéis, objetos pessoais e premiações dedicadas à Chico Mendes.

Igreja de São Sebastião - Considerada um importante cartão postal da cidade de Xapuri, começou a ser construída na década de 50, em estilo eclético. A igreja é um projeto arquitetônico dos Padres Felipe Gallerane e Carlos Zucchini. A igreja possui uma relíquia muito importante em seu acervo principal, a imagem de São Sebastião, que foi trazida da Itália e doada à igreja pelo Dr. Epaminondas Jácome em 1915.


Museu Casa Branca era a sede da antiga intendência boliviana. No local encontra-se um acervo de objetos que fazem parte da história de vida do povo do Acre, como: armas, tijolos fabricados na Itália, máquina de quebrar castanha, livros históricos da região, pinturas e documentos.


Endereço: Praça Rodrigues de Carvalho – Rua 17 de Novembro, número 287 – Centro.


Praça São Sebastião - Situa-se à margem do Rio Acre, em frente a foz do Xapuri no local encontra-se a estátua de São Sebastião, santo padroeiro do município. A praça possui bastante árvores e, é muito utilizada pelos visitantes para visualizar os rios.


Endereço: Rua 6 de Agosto, Xapuri - Acre.

Rio Acre - O rio separa o Brasil do Peru e no município de Epitaciolândia separa o Brasil da Bolívia percorrendo mais de 1.190 km em território brasileiro.

Rua do Comércio - Considerada a área mais antiga da cidade de Xapuri, nesta rua encontravam-se as grandes casas comerciais do Alto Acre, durante o apogeu da borracha. Bem em frente à esta rua, ancoravam diversos tipos de transportes fluviais, cheios de mercadorias para abastecer os seringais da região.


Túmulo de Chico Mendes - Está escrito na lápide um sonho que Chico Mendes teve poucos dias antes de ser assassinado.

Ligações Externas:

Acesse o link e saiba mais a respeito do município de Xapuri.

Imagens: http://www.ac.gov.br/