Arquivos do Website:

Como fazer download de qualquer imagem do Google sem pegar vírus?


Você já deve ter visto por diversas vezes na internet, belas imagens de carros, imagens de casas bonitas etc. Mas, por uma razão óbvia você não tem coragem de fazer o download, por medo de infectar o seu computador com algum tipo de vírus! Se você pensa assim está com toda razão, porque uma das formas mais fáceis de se pegar vírus no computador é através de downloads de arquivos de procedência duvidosa!

Imagem: topautomag.com

Para contornar esse problema de downloads de imagens com procedência duvidosa, você pode utilizar o "Print Screen" do seu teclado ou o Screengrab (Complemento para Firefox, tem a capacidade de tirar excelentes screenshots da página inteira de um site, salva a imagem em PNG ou JPEG. Você deve instalar o programa e depois reiniciar o Firefox para ativar o programa, depois vai aparecer um ícone indicativo na barra de status, à direita. Quando você clicar no ícone, aparecem 2 menus principais, “Save e Copy". Escolha "Save" para salvar a imagem diretamente no seu computador. Você pode salvar o screenshot da página inteira do site (complete page/frame...), somente a parte visível (Visible portion...) ou salvar somente a parte selecionada (selection...). "Copy", você pode copiar a imagem para a área de transferência para uso posterior (esta função, não estava funcionando direito!). Mas, é preciso tomar muito cuidado com certas imagens que podem ser vírus disfarçados de imagem; quando você clicar na imagem poderá ser direcionado para algum site onde está a armadilha. Por esta razão você não deve entrar em qualquer site e começar a clicar em qualquer imagem, só porque irá baixá-la através de print screens; "um clique poderá ser fatal".

Na página do Google imagens você não precisa ficar tão preocupado, mas deve tomar alguns cuidados, sim. Quando você clicar numa imagem ela irá carregar em uma janela popup, mostrando o tamanho da imagem e o link do site onde ela se encontra. Verifique o link do site, se você desconfia do site e a imagem estiver numa boa resolução, mesmo na janela popup, copie ela com um printscreen. Caso você confie no site, clique em "Visualizar imagem original"; a imagem irá abrir com maior resolução em uma nova página (caso a imagem tenha uma resolução maior). Espere carregar e copie ela com um print screen.

 
Imagem: Google Imagens

Tome cuidado também com sites que redirecionam para a página deles, mesmo quando você clica em "Visualizar imagem original"; o certo é a imagem carregar sozinha na página.

Bom, depois de copiar a imagem com um print screen, abra o Paint do Windows, selecione a ferramenta recortar e cole a imagem utilizando o mouse ou aperte aí no seu teclado CTRL+V. Recorte a imagem e salve-a no seu computador. A desvantagem de pegar imagens da web utilizando este método, é que você não pode salvar imagens com resolução maior do que a tela do seu computador. Mas, a vantagem é que você corre menos riscos de pegar algum tipo de vírus no seu computador.