Arquivos do Website:

Como criar um ponto de restauração do sistema no Windows XP?


A restauração do sistema no Windows XP é um procedimento bem simples, que qualquer usuário pode fazer em casa, não há necessidade de chamar um técnico! Restaurar o sistema pode evitar que você tenha que formatar o seu computador. Com a restauração do sistema você consegue desfazer alterações recentes, sem perder trabalhos ou documentos que foram salvos recentemente.


 
Imagem: Google Imagens.

Muitas vezes, instalamos algum software, que pensamos estar funcionando corretamente, mas, algo dá errado! O software pode ter algum vírus ou simplesmente não funcionar direito e, isso pode comprometer o bom desempenho do seu computador. Isso já aconteceu comigo, ao instalar o Windows XP Service Pack 3, o meu computador começou a acelerar a hélice do cooler e, não parava nunca, até o computador ser desligado. Foi neste momento que uma simples restauração do sistema, resolveu o pequeno problema (instalei novamente o XP SP3, baixado de outra fonte e, funcionou normalmente)!

Criando um ponto de restauração do sistema no Windows XP

a)Clique no menu Iniciar ==> Todos os programas ==> Acessórios ==> Ferramentas do sistema ==> Restauração do sistema.
b)Marque a opção "Criar um ponto de restauração" ==> clique em "Avançar".
c)Dê um nome para o ponto de restauração ==> clique em "Criar".
d)Vai aparecer uma pequena tela com o nome do ponto de restauração que você criou, dia e horário ==> clique em "Fechar".

Restaurando o sistema no Windows XP

Ao instalar softwares no computador, podem acontecer alguns pequenos problemas inesperados! A melhor solução para resolver esses pequenos problemas que podem acontecer quando você menos esperar, é fazer uma restauração do sistema no Windows XP.

a)Clique no menu Iniciar ==> Todos os programas ==> Acessórios ==> Ferramentas do sistema ==> Restauração do sistema.
b)Vai aparecer uma pequena tela, escolha a opção "Restaurar o computador mais cedo" ==> clique em "Avançar".
c)Agora, aparecerá uma pequena tela com as opções de pontos de restauração. Há um calendário com os dias marcados em negrito e uma lista com os nomes dos pontos de restauração (caso você tenha criado algum ponto de restauração, vai aparecer o nome dele na lista ao lado do calendário).
d)Escolha o ponto de restauração manual que você criou ou utilize a restauração mais recente ou alguma data anterior a alguma instalação que não deu certo.
e)Clique em "Avançar".
f)A próxima tela informa que você não perderá  trabalhos recentes, como documentos ou e-mail. Também informa que o processo é totalmente reversível. Feche todos os programas que estiverem em execução e salve os seus trabalhos. Clique em "Avançar".

O processo de restauração do sistema será iniciado e o Windows será desligado. Não mexa em nada! Aguarde o computador reiniciar, irá aparecer uma pequena tela com informações a respeito da restauração no sistema. Clique em "Ok". Agora, é só seguir utilizando o seu computador, normalmente. Caso a restauração do sistema não tenha dado certo, basta fazer uma nova restauração, utilizando uma data anterior a que foi utilizada recentemente.