Arquivos do Website:

Serviço grátis para fazer reclamações de empresas, igual ao site Reclame Aqui!


O governo lançou recentemente o site "Consumidor", que visa facilitar as reclamações dos consumidores, a respeito de empresas vendedoras de produtos ou prestadoras de serviços. É um serviço parecido com os serviços do site Reclame Aqui. Não vejo o site como um concorrente, mas sim, como mais um espaço útil para os consumidores poderem reclamar os seus direitos, cobrando os deveres das empresas!


( Imagem: www.maraba.pa.gov.br - Fiscais do PROCON, fiscalizando o atendimento dos clientes numa agência bancária ).

O serviço é supervisionado pelo PROCON de cada Estado. Por enquanto, as empresas não são obrigadas a se cadastrarem no site, mas, se o fizerem, deverão assinar um termo de comprometimento (o Rio Grande do Sul, já tem diversas empresas cadastradas -  espero ver quase todas na lista de cadastro)!

Para fazer uma reclamação no site Consumidor.Gov, basta fazer um pequeno cadastro. Mas, caso a empresa "acusada" ainda não esteja cadastrada no site Consumidor.Gov, não será possível registrar uma reclamação! Quando cadastrada, a empresa "acusada" tem um prazo máximo de 10 dias para responder a questão. O consumidor também terá prazo de 10 dias para avaliar a resposta da empresa.

O serviço está disponível no Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. Segundo informações do site, o serviço estará disponível em todo o Brasil, a partir do dia 1º de setembro de 2014.